Minha Querida SNK
Era final de 1996 e começo de 1997 e lá estava euzinho indo para casa de um grande amigo, para aquela velha jogatina clássica de games. Até esse momento isso não era novidade nenhuma, fazia isso praticamente todo fim semana, como um ritual e que perpetua até hoje (come menos frequência!), mas o que aconteceu naquele dia? Pois bem galera, meu amigo tinha acabado de comprar um novo console e adivinha qual era? O famoso Neo Geo CD! E ali começou uma história de amor e carinho por essa produtora e seus jogos.

Mas voltando a esse dia, eu já conhecia o Neo Geo em anúncios clássicos de revistas e obviamente fliperamas em suas cabines MVS, quem viveu nos anos 90 sabe que qualquer lugar com fliperama tinha os clássicos como: King Of Fighters, Samurai Shadown, Metal Slug e outros, mas ter esse console em casa era outra história. O Neo Geo ou Neo Geo CD era um “videogame de elite” ou melhor dizendo… um console muito caro para os padrões brasileiros e até internacionais, muitas poucas pessoas tiveram ele e infelizmente não fui um sortudo em te-lo até hoje, mas por outro lado tive esse amigo que tinha Neo Geo CD e joguei muito ele.

Quando cheguei na casa desse amigo ele disse: – Comprei NeoGeo CD! E não deu outra… Fomos todos correndo jogar! Para nossa surpresa um dos jogos que ele tinha comprado era justamente Art Of Fighting 3 e Fatal Fury 3. Dois jogos maravilhosos com músicas impecáveis (que logo vou comentar!). O Art Of Fighting 3 era meio durão, mas tinhas gráficos lindos, personagens gigantes na tela, uma trilha sonora maravilhosa, mas Fatal Fury 3 era o auge em quesito de jogos da SNK na época, ele reunia tudo que um bom jogo deveria ter: personagens carismáticos, lindos gráficos, abertura fantástica, trilha sonora perfeita e muita porrada. E foi ali em diante que comecei a gostar dos jogos da SNK e admira-los.

Nesse tempo em jogatinas com Neo Geo CD tive a oportunidade de jogar outros jogos maravilhosos na casa desse amigo: Samurai Shadown 1,2 e 3, King Of Fighters 94, 95, 96 e 97, Savage Reign, Super SideKicks, Ninja Masters e Fatal Fury Real Bout, E jogamos muito! Muito mesmo! Foram muitas disputas divertidas! Mas não foi só essa alegria de jogar Neo Geo CD e jogos da SNK que me fizeram ser fã dela até hoje. Tem outros fatores que com o tempo a gente foi conhecendo e assim admirando.
SNK e Suas Qualidades
Trilha sonora – Se você não teve a oportunidade de ouvir… OUÇA as trilhas sonoras dos jogos da SNK em CD. São fantásticas e inesquecíveis! O engraçado que os CDs do Neo Geo CD funcionavam como CD de áudio também, com isso era possível colocar ele no CD PLAYER e ouvir as músicas (no próprio PLAYER de música do Neo Geo CD). Poucos pessoas sabiam disso ou ainda sabem, mas o mais engraçado é que naquela época a TV do meu amigo era ligado ao som dele (não existia Home Theater naquela época) e com isso gravamos as músicas em fitas K7, isso mesmo! Em fita K7! E ficamos ouvindo em nossos “radinhos de fita K7” com o fone no ouvido. Vou falar a verdade, fazem mais de 20 anos e ainda sim ouço as trilhas sonoras da SNK em meu celular ou até as vezes trabalhando, muitas outras pessoas pelo mundo são assim, tanto que existe uma tonelada de CDs de músicas comemorativos dos jogos da SNK em remix feitos por bandas ou fãs mesmo.
Personagens – Se tinha algo que a SNK sabia fazer com primazia eram personagens carismáticos e isso é indiscutível. Tanto que na minha opinião ela batia de frente com os personagens da Capcom de Street Fighter. Terry, Andy, Joe, Geese, Krauser, Rugal, Kyo, Iori, Athena, Kim e tantos outros eram e são personagens memoráveis até hoje. E poder jogar com eles era algo realmente especial! Meus personagens prediletos sempre foram Terry, Kim, Geese, Joe, Andy e Athena, mas claro que também adorava outros como como Takuma, Ryo, Rugal e até de outras séries como Haomaru do Samurai Shadown. Resumindo, eram tantos personagens legais que não cansamos do jogar. Quando aprendíamos a jogar com um deles partíamos para outro!

Carisma – SNK tinha algo que realmente era especial, que muitas produtoras hoje não tem e ou não fazem questão de ter. Ela tentava buscar no seu público o que ele queria. Se um personagem fazia sucesso, ela investia nele na próximo jogo, que foi o caso do Iori e Kyo e sua eterna rivalidade, todo ano eles ganhavam golpes novos, especiais, aprimoramentos e muito mais. Claro que isso acontecia com outros personagens, mas ela dava aquele toque especial justamente para esses personagens queridos. Ela também buscava algo com o mundo real, mas como assim? Muitos cenários de seus jogos de lutas dão baseados em ruas, avenidas e viadutos que existem, agora imagina você andando distraído e descobrindo aquela rua que vocês estava passando virou cenário de um jogo? Pois bem, isso aconteceu inúmeras vezes (No Japão! Claro!).
Arte – A arte feita por Toshiaki Mori, mais conhecido pelo apelido de Shinkiro. Ele criou uma inidentidade para série de jogos da SNK. Se você tivesse na rua e olhasse um fliperama com os desenhos dele… já sabia se tratava da SNK. As capas de jogos e revistas eram sem dúvida itens de apreciação por muito gamers daquela época.
Brasil – Sim, você pode até duvidar mas a SNK tinha representação no Brasil e se chamava SNK BRASIL. E o que isso beneficiava a gente? Existiram jogos em português, fliperamas em grande quantidade, assistência técnica especializada, aqueles “colantes” no fliperama em português ensinando os golpes, lançamento como KOF sempre em paralelo com o Japão e USA, anúncios em revistas e cia. Tudo bem que isso pode ser pouca coisa hoje em dia, mas naquela época era algo praticamente inédito no Brasil. Tanto que qualquer gamer daquela época era conhecedor dos jogos da SNK e isso abriu as portas para outra coisa que vou dizer abaixo.

Animes – Isso mesmo os animes estavam explodindo no Brasil com a febre Cavaleiros do Zodíaco, Shurato, Samurai Warriors e outros. Aproveitando essa febre os OVAS da Fatal Fury 1 e 2 e o filme foram lançados no Brasil em VHS para o delírio dos fãs. Junto ainda vieram os animes de Art Of Figjting e Samurai Shadown (com um pouco menos de qualidade) O OVA 1 de Fatal Fury foi a primeira que vi em VHS e acabei delirando. Ver personagens como Terry, Andy, Joe e Geese que joguei tanto em ação na minha TV era mágico. Mas o que mais surpreendeu foi que acontece algum tempo depois!
Nessa mesma época na TV Manchete (que passava Cavaleiros do Zodíaco!) existia um programa que passava toda sexta-feira, esse programa nada mais era que um apanhado de animes que foram vendidos a Manchete para serem exibidos com o nome U.S Mangá Brasil. Neles passaram animes como: Detonator Orgun, Gall Force, Genocyber, M.D Geist, Zeorymar e outros. Bom, assistia prontamente toda sexta esse programa ao ponto de ver que eles estavam repetindo os mesmos animes 50 vezes e quando tava quase desistindo o que me surge? Simplesmente o OVA 2 de Fatal Fury intitulado de Fatal Fury 2: Desafio de Krauser. Era um OVA de 60 minutos que foi divido em 3 partes (3 sextas-feiras! Com episódio de 2o minutos! ) nesse programa e foi o delírio para mim e muitos garotos daquela época. Esse anime contava com a participação de novos personagens como Kim, Krauser e a volta com Joe, Andy e Terry. Eu nem sabia da existência desse anime e olha que era um frequentador assíduo de locadoras em busca de animes. O sucesso foi tanto nessa exibição que logo em seguida vieram outros animes como Samurai Shadown e Art Of Fighting a serem exibidos no U.S Mangá Brasil. E para fechar com chave de ouro algum tempo depois consegui assistir em VHS emprestado de um amigo o filme do Fatal Fury, que fez aquele garoto de 15 anos sair do quarto alucinado-feliz-contente-euforico em ter assistido.
SNK e Seu Fim
A SNK infelizmente deixou seu legado de consoles logo após o Neo Geo CD. Apesar de todos os jogos, personagens e sucessos a empresa não conseguiu se mantar no ramo de consoles e competir com Nintendo, Sony e Sega nos anos seguintes. E isso repercutiu na SNK BRASIL que teve suas atividades também encerradas para infelicidade de todos os fãs. Mas isso não era o FIM de tudo, apesar de parar em consoles ela continuo lançando seus jogos para outras plataformas e fazendo a alegria dos proprietários de Playstation 1 e Saturno. E acredito que esse foi o ponto alto para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de jogar Neo Geo CD ou Fliperamas e conhecer os jogos dela. Vale lembrar que essa época ocasionou com a pirataria de CDs de Playstation e cia que explodia no Brasil. Então comprar jogos como King Of Fghters 97 por R$ 10 era tudo que qualquer gamer queria naquela época.
Sem dúvida um dos que mais joguei foi King Of Fighters 97, Fatal Fury Domined Mind e Samurai Shadown 4 de Playstation. Joguei tudo na casa dos amigos, infelizmente não tive Playstation 1 e o jeito era viver na casa dos amigos. Mas mesmo assim aproveitei muito a jogatina desses clássicos da SNK.
Anos depois a SNK foi comprada por um empresa de Pachinko, que simplesmente fez ela sumir do ramo de videogame por anos até que novamente ela foi comprada por ex-funcionários da SNK original e passou a se chamar SNK Playmore que trouxe algumas coisas boas como Snk Vs Capcom e Samurai Shadown 6 e outros jogos, mas de longe já não era mais a SNK que amávamos nos anos 90. Anos atrás a SNK Playmore foi vendida a uma empresa chinesa que retornou ao nome SNK e como o logo clássico “The Future Is Now” e tem trazido boas novidades aos fãs com novo King Of Fighters XV e a animação chamada King Of Fighters Detiny.
Caso você queria saber toda a história da SNK você pode acompanhar essa série no Youtube que conta toda a história dela em detalhes e em português. Se você tem curiosidade em conhecer ou é fã não deixe de assistir.
Minha paixão pela SNK nunca me deixou e até hoje jogo games clássicos dela e tenho um sonho em um dia ter um Neo Geo CD na minha casa. E torço muito por ela voltar a ser grande essa nova empreitada com essa aquisição de empresa chinesa. Sem dúvida elas me trazem ótima lembranças e me fazem divertir muito! Então se quer curtir e lembrar dos jogos da SNK não deixe de alugar aqui na Locadora Resident Ivo, temos uma porrada de games dela para você matar a saudade e sair na porrada com velhos amigos.
Grande Abraço pessoal! Fico por aqui! E não deixem de comentar.
Ivo.
Os personagens da Capcom me trazem algo mais infantil e bonitinho a mente, enquanto os da SNK parecem ter um ar de maturidade mais jovem. As roupas estilos e desenho de golpes são melhores na SNK. Mas é impossível não render elogios a personagens tão marcantes que a Capcom também conseguiu emplacar. Você levantou uma questão complicada para um amante de jogos de luta. ^_^
A importância da SNK é absurda principalmente pelo excelente trabalho dela com os arcades. Esta empresa tem algo que poucas empresas conseguem ter. Um estilo inconfundível. É tipo uma marca “pessoal” que ela assina nos jogos.
Bela recordação Ivo, eu também gostaria de ver uma SNK forte e cheia de estilo como era antigamente!
Fala Ulisses, obrigado por comentar e sempre visitar aqui meu velho! Mas o que você disse é verdade, os personagens da Capcom é um pouco menos sério que o da SNK, mas os da SNK tem uma vantagem que por sinal foi usada de propósito contra dos da Capcom que é a história. Agora obviamente os personagens da Capcom tem históroa, mas naquela época as história não era muito bem elaboradas por ela e principalmente no início, já os da SNK sempre tiveram essa história por trás e muito bem detalhada e nisso ela saia na frente. É uma questão complicada mesmo e de muita conversa, mas longe de mim falar que os personagens da Capcom são ruins, pelo contrário, mas ainda acho que os da SNK tinham um “charme” e estilo inconfudivél como você citou. Torço mesmo que ela volte a ser como era antes ou pelo menos nos encha de coisas novas como no passado.
Valeu por comentar Ulisses, grande abraço meu velho!
Pô cara ótima lembrança! O Neo Geo e seus jogos eram sensacionais! Naquela época que tínhamos Snes e Mega Drive e por mais que estes tivessem bom ports de arcade como os Street Fighters e Mortal Kombats da vida, possuir um Neo Geo (ou no caso, a ideia de ter) realmente nos dava a sensação de ter um fliperama em casa! Era maneiro ver aquelas telas informando o tamanho do jogo em letras garrafais tipo “330 MEGABITS” . Tudo bem que anos depois saberíamos que esses 330 megas eram jogada e se tratavam de 30\40 mb.
A SNK possuía ótimos jogos para bater aquele bom contra ou versus (sei lá como outros chamam eh). Tão bons ou até melhores que jogos clássicos mais antigos. Particularmente acho The King of Fighters muito mais técnico que Street Fighter, o que fazia com que a jogatina contra o amigo fosse bem acirrada. Joguei muito Kof 98 (pra mim o melhor da série), Samurai Showdown e Fatal Fury. Comecei jogando Kof 98 no fliperama da esquina e depois em casa no meu ps1. Confesso que nunca tive muita manha no controle do arcades e sim nos joysticks dos vídeo games. Jogar com os controles originais do snes ou ps1 era ótimo! Dava combos e especiais na maior facilidade! Mas rapaz…a coisa ficou feia quando consegui dois cd’s com o emulador Neo Rage X e uns 200 jogos! Fiquei doido! Comprei até um controle pro PC pra poder jogar. E meu amigo viciado jogava no teclado, com os braços cruzados em x e batia à beça…com o teclado o miserávi! Graças aos sacodes que tomei dele que aprendi a jogar. Era sempre assim na maioria dos jogos. Ele estava mais acostumado a jogar e me dava uma surra, aí eu ia pegando o jeito e dava uma surra nele. Bons tempos!
Essa sensação de ter um fliperama em casa se tornou mais comum na era do PS1. Mesmo o port de alguns jogos tendo problemas de velocidade ou quadros de animação (o termo é esse mesmo ou frame? Que burro eu!) ter um cd de KOF 96 em casa supria o desejo do fliperama caseiro. Aliás creio que KOF 96 foi o primeiro que joguei em meu PS1. E também era possível ouvir as faixas de áudio no meu discman. Kof 96 e Twisted Metal 3 foram os primeiros (e únicos talvez) jogos que tive, que tinham a trilha de áudio e meio que ajudaram a moldar meu gosto por game music. Eu pedi para um amigo gravar em uma fita k7, ae eu ouvia em meu walkman. Até hoje curto ouvir covers rock e metal de temas de jogos tocados por artistas\bandas no youtube. Aliás, foi o post de músicas inesquecíveis dos games que vi lá no Retroplayers que me trouxe ao seu blog e o do Cadu.
Também vi os animes e ovas no Us Mangá. Também achei muito foda ver o Terry e cia dando Power Wave e Raging Storm num desenho. Só não entendo porque o Andy tinha cabelo azul na primeira animação. Realmente Samurai Showdown e Art of Fighting foram bem mais fracos.
A arte utilizada pela snk nas revistas e adesivos nos fliperamas era sensacional! Lembro de uma arte do Kof 96 na contra capa da Super Game Power. Não bastava aquele desenho realista, ainda tinha um fogo na mão do Kyo Kusanagi que era muito real e lindo e dava um toque especial ao desenho. Obs: Agora que vi que foi a imagem que vc postou.
Pra mim as coisas mudaram quando se tornou Snk Playmore. Acho que foi na época do Kof 2001. Comecei a achar os jogos meio sem graça, sei lá caiu um pouco.
Um dia desses bateu uma nostalgia e quis jogar Kof 94, 96, Samurai Showdown e Metal Slug. Como meu PC tá ruim, lá fui eu instalar emulador de Neo Geo no meu Wii. Pena que o emulador não é lá aquelas coisas e não tenho joystick apropriado pra jogos de luta, mas deu pra quebrar o galho.
A Snk foi uma empresa de grande importância em nossa infância. Nos apresentou jogos ótimos e marcantes. Pena que o tempo passa e as coisas mudam, tanto para as empresas quanto para nós…
Ivo, grande abraço! Parabéns pelo post! No aguardo do próximo!
Valeu!!!
Fala Mario, muito MAS MUITO OBRIGADO por esse excelente comentário seu. São coisas como essa que fazem eu continuar escrevendo. Obrigado.
Ela tinha mesmo jogos para tirar CONTRA (pelo eu sempre chamei assim!) e nada verdade eu nunca fui um bom jogador de KOF e te falo a verdade, o melhor jogo de luta que consegui jogar foi Street Fighter Zero 2 e olhe lá! Mas mesmo assim eu adora os jogos ou ficar olhando os contras em KOF nos flipers ou jogar e tomar aquela SOVA por muitas vezes com os amigos. E isso que você falou de ser mais técnico é a pura verdade! E coloca mais técnico nisso! Por muitas vezes eu via pessoas jogando com personagens deconhecidos em KOF mas com uma técnica apurada e detonando geral e nisso você percebia que não se tratava de um luta básica de comando, mas sim de algo muito mais técnico. Se acredita que uso Neo Rage X aqui hahahahaha! Instalei faz algumas semana para mater a saudade dos jogos de NeoGeo e fazia uns 5 ou 7 anos que joguei ele hahahaha XD quando fui instalar a primeira coisa na hora de buscar foi: – QUal é o nome daquele emulador que eu jogava? Aê lembrei! NEO RAGE X.
Na real! Jogar no teclado KOF tem q ser muito, mas MUITO NINJA! Eu tinha um console lixão para jogar hahahaha naquela época! Nem era USB para você ter ideia, era com aquela entrada de pininhos >.<
Agora isso de PS1 e ouvir as faixas EU JURO QUE NÂO SABIA meu velho! Não sabia que jogos de Ps1 tinha essa possibilidade! Caracas! Que maneiro saber disso!
Poxa, você também viu os OVAS no U.s Mangá? Acho que todo mundo viu naquela época né! Fico imaginando a audiência que a Manchete conseguiu nesses dias e me pergunto com ela conseguiu falir naquela época com tantos sucessos passando. O Andy de cabelo Azul hahahahaha! Também sempre me perguntei o pq disso! Será q tem alguma explicação hahahaha! Foi uma das coisas que não gostei na hora, mas depois nem ligava mais pq tava empolgado com o anime!
Sou da mesma opinião que a sua na época SNK PLAYMORE, faltava aquele "feeling" dos jogos da SNK antigos nessa época, tanto que nem joguei eles direito! E quando penso e jogar fico nos 96,97 e 98 mesmo.
Novamente obrigado por comentar Mario! Valeu mesmo e fico feliz de ver alguém também lembrando das coisas quando lêem essa minha lembranças.
Valeu meu velho! Grande Abraço!
Post dahora….. Curti muito.
Ainda vou morar naquele prédio da foto… só preciso convencer o Wagner a me vender baratinho. rs.
Mas voltando…. Tempos inesquecíveis de Neo Geo.
Abraços.
Mico.
Mico com respeito! Comentou no meu blog! Agora teu amigo WAGNI, SEM COMENTÁRIOS!
Sobre o AP, já estou na fila a anos! E ainda mais que sou do Team Ninja, como tu não né ficou para trás hahahahaha!
Bons tempos né Mico! Gente jogava muito NeoGeo CD, adorava jogar aquilo! E os Fatal Furys de Snes? Eram fodaz!
Valeu por comentar Mico, grande abraço. E vamos jogar NeoGeo! SEM MEDO!
Era uma empresa foda, com console inovador, depois deixou o ramo de hardware, em seguida faliu e foi comprada por uma empresa de pachinko. Onde foi que ouvi essa história mesmo? huahuahuahua
Curioso como SEGA e SNK possuem essa similaridade.
Nunca joguei NEO GEO nenhum, nem CD, nem Sem CD, nem nada. Mal vi os consoles, só fui ver mesmo depois de velho. Mas acredito em tudo que tinha de bacana nas plataformas da empresa.
Agora o lance de Iori e Ryo é outro, eles eram namorados e brigaram, agora ficam se batendo por aí. Fim de relacionamento traumático é sempre uma tristeza! kkkkkkkkkkkkkkk
Muito bom o post, Ivo!
Pior que possuem mesmo Cadu, o brilho delas se foi quando deixaram o ramo de hardware. A SEGA tem seus lampejos como agora em Sonic Mania, já a SNK é difícil ter algo bom, eu detestei o novo KOF que fizeram e os anteriores e animação nova é péssima, apesar de curtir a histórinha já batida.
Iori e o Kyo são umas bichonas loukas mesmo hahahahaha XD Pelo menos o Benimaru é assumido em KOF e eles deveriam fazer o mesmo!
Valeu pelo comentário Cadu, grande abraço!