Todo mundo jogou Strider ou conheçe esse clássico. Um game que começou lá nos Arcades, mas ficou realmente conhecido no Mega Drive. Aquele clima futurístico com um protagonista quase ninja usando uma espada laser, tudo que nós gostávamos nos anos 90. Lembro-me quando vi esse game na locadora naquela caixinha japonesa fiquei alucinado e olha que era proprietário do Snes.

E esse foi o meu principal problema.. Eu era proprietário do Snes e Strider era um game produzido pela Sega. Então nada de jogar ele no “Sneszão da Massa“. Mas eis que apareceu um game no estilo Strider para Snes chamado Run Saber. Acabei conhecendo ele por um amigo de colégio chamado Paulo que, tinha o cartucho piratinha e sempre me falava. Anos depois ele me doou os jogos deles de Snes e eis que lá estava Run Saber para jogar.

O enredo do jogo está no manual. Em um futuro distante, à Terra está tão poluída que a única maneira de torná-la habitável novamente é implementar o “Projeto Renascimento da Terra“, que usa abundantemente de energia de fusão e radiação. A humanidade teria que evacuar à Terra por um ano para que este projeto fosse concluído. O Dr. Bruford, que lidera este projeto, tem um motivo secreto. Ele usa radiação para se transformar e clonar mutantes para conquistar o mundo. Para combater o Dr. Bruford, um novo projeto chamado “Project Run Saber” começou, que criou três ciborgues que poderiam lutar contra ele: Kurtz, Allen e Sheena. Kurtz era um protótipo com defeito e foi capturado pelo Dr. Bruford.


Run Saber apresenta um modo para 1 player e um modo coop para 2 players. No modo para 1 player, o jogador escolhe Allen ou Sheena, e no modo para 2 players, um jogador escolhe Allen e o outro Sheena. Allen e Sheena são controlados de forma quase idêntica. Ambos podem pular, deslizar pelo chão, atacar com um sabre de energia, escalar paredes, se pendurar em tetos e ter um movimento especial que danifica ou mata todos os inimigos em uma sala. O game é quase totalmente linear com poucos caminhos alternativos através das fases. A única diferença perceptível entre Allen e Sheena é que seus ataques, quando em pé no chão, atingem áreas ligeiramente diferentes. É um tanto decepcionante que os dois joguem de forma tão semelhante.


Run Saber é um game com bons gráficos, uma trilha sonora super maneira e um desafio pesado. Não é fácil terminar esse game logo de primeira, ele vai exigir bastante treino. Se você curte games desconhecidos, mas divertidos de Snes te recomendo esse game. E se você é fã de Strider e quer jogar algo similar… esse é o game.

Abaixo segue o meu gameplay desse game.