REVISTAS DE GAMES – O INÍCIO
Não é novidade nenhuma que eu sou fã de revistas de games, apesar de elas estarem praticamente extintas (Brasil), faço questão de ler elas no meu tempo livre, sendo antigas ou novas. Adoro tanto essa leitura que alguns meses atrás realizei meu sonho de escrever em uma revista de games com distruibuição nacional chamada: “Warpzone“. Foi um grande orgulho para mim! Alias a Warpzone vêm fazendo um excelente trabalho, revivendo essa fase de leitura de revistas de games e ao mesmo tempo incentivando a leitura… não deixando esse hábito morrer.
Com isso resolvi criar aqui no blog a sessão “Queridas Revistas de Games” – uma sessão que postarei sobre edições clássicas de revistas de games e comentando sobre elas e principalmente as que tenho ou tinha. Nada como matar a saudade falando delas e relembrando alguns detalhes clássicos. Então vamos lá!
“Não é novidade nenhuma que eu sou fã de revistas de games….”
EDIÇÃO QUE MEU PAI DEU!
A primeira edição que vou comentar é sobre uma que faz lembrar do meu amado pai (que já se encontra no céu!) da famosa Ação Games. Era dezembro de 1992 e me encontrava de férias no colégio e nesse mesmo ano tinha ganhado SONIC 2 de Master System (dia das crianças!). Era um sábado e meu pai sempre nos levava (eu, minha mãe e irmão!) no mesmo restaurante que adoravamos almoçar (e especialmente porque tinha coxinha ^^), alias ele existe até hoje e se chama Giani. Sempre quando estou em Santos-SP e vou almoçar com minha mãe nele (comida é muito boa!). Mas voltando em 1992, quando saiamos do restaurante passavamos perto de uma banca que meu pai costumava comprar jornal e claro euzinho não perdia a oportunidade de ver se tinha algo interessante de videogames. A banca se chama ESTRELA e por sinal também existe até hoje.
Como toda criança daquela época… saí correndo para olhar se tinha alguma coisa na nela (quem não amava uma banca nessa época?) e me deparei com nada menos com uma edição com a capa com SONIC e TAILS e escrito: DETONE SONIC 2. Nem preciso dizer que meus olhos brilharam naquela hora e quando pensei em falar/pedir para meu acabei ouvindo dele: – Pode pegar Ivo!
”Nem preciso dizer que meus olhos brilharam naquela hora e quando pensei em falar/pedir para meu acabei ouvindo dele: – Pode pegar Ivo!”
Meu pai era um cara “turão” e daqueles que se você olhasse já iria falar que ele estava de mau-humor, mas ele era uma das pessoas com maior coração aberto que conheci e ainda mais com os filhos dele. Bom, eu peguei aquela revista como fosse algo que jamais iria largar na vida e só soltei ela quando cheguei em casa. E por isso essa é uma das minhas revistas prediletas, pela ótima qualidade que ela tinha e também pela história que ela me representa. E fazem 25 anos que que ganhei essa revista e exatamente 17 anos que meu pai faleceu, mas a lembrança espetacular desse sábado continua e continuará viva na minha mente até os últimos dias da minha vida.
Mas que revista é essa Ivo?
- Sega E Nec juntas
- Sonic 2 (Master System)
- Mortal Kombat (Arcade)
- Dicas
- Out Of This World (Snes)
- Power Move (Snes)
- Propaganda Game Genie
- Bazooka de Snes
- Sonic 2 (Mega Drive)
- E muito mais!
Que dar uma lida nela?! Só clicar abaixo ! Sinta-se a vontade.
VEJA ELA!
Que bela história Ivo! Que ótima lembrança do seu pai essa.
Eu adorava revistas de games (playboy também, mas essa história fica pra outro comentário), comprava sempre que possível e mantinha uma singela coleção comigo, até meus 21 anos onde tive que me desfazer delas, pois não estava em condições de conservar as mesmas como deveria. Tinha um baú de 1mx50cmx50cm cheio de revistas, todas de games. Uma pena ter que me desfazer dessas raridades.
Nem me fala Visio, eu também me desfiz de todas minhas revistas! Eu tinha MUITAS revistas e umas que jamais vou conseguir de volta. Ex: SuperGamePower Nº1. Pior que foi simplesmente porque cansei de guardar e joguei fora! Como eu fui burro! O bom é que hoje tem as SCANS para ler e relembrar, mas ainda sim não tem todas e algumas em especiais que gostaria de ler novamente. Valeu pelo comentário Visio!
Pô, vc ganhou Sonic 2 antes de mim! Não vale! Eu ganhei no Natal de 92! huahuahuahua
Eu tive essa revista, tenho quase certeza disso! Caramba, quanto tempo não via esta capa!
Queria um dia pegar as revistas pra ler novamente, mas tenho receio de ficar bravo com as baboseiras que a galera escrevia naquela época e ninguém contestava! kkkkkkkkkkkkk
Gostei da página de SOS, não lembrava. A dica do R-Type talvez eu precise usar algum dia! rs
Power Moves… eu ODIAVA esse jogo… aluguei no Mega! kkkk
Agora vamos fazer os comentários sobre Sonic.
“… mais esperto que uma raposa”: Só que não, né? O Sonic é mais burro que uma porta, o Tails tem QI que espanta até o Dr. Robotnik… e ele é uma fucking RAPOSA! Caramba, Ação Games, que mancada! huhuahuahuahua
“A” Tails, inclusive, é uma coisa que me confundiu na época. Demorei pra sacar que o Tails é macho. Apesar de não ser tãããão macho assim, né? kkk
Nossa tem spoiler: “Robotnik foge no finak”. Que mancada! huahuahuauha
Uma verdade que a revista disse, é que “a” Tails pode ser útil nos Special Stages. Pena que os jogadores só sabem reclamar da presença dele. Eu sempre usei a meu favor!
Agora, muito louca a edição que fizeram da Emerald Hill, do espiral. Pra época é bem bacana.
“bau-bau”… kkkkkkkkkkkkk
“A SEGA ACORDOU!” é muito “A SEGA VOLTOU!”… huahua
E tem até propaganda da Santa Efigênia! \o/
Pior o controle STEALTH… credo! “De última geração”… huahua.
Eita tem Sonic 2 do Master também. Oito esmeraldas? Vish, os caras beberam! Não tem oito esmeraldas coisa nenhuma! Nem vou ler o resto, que coisa… huahuahuahua
E o GRAVE SEUS JOGOS EM DISQUETES, hein? Caramba, eu sonhava com um treco desses, de verdade. Baita gambiarra. Queria achar alguém que usou um negócio desses! hahahaha
Caraca, muita coisa mesmo.
Muito bom o post!
Cadu valeu pelo comentário! Eu vou ser sincero, eu nem parei ainda para ler essa revista nos detalhes! Mas pelo que você comentou aqui está recheado de coisas como 8 ESMERALDAS huahuahuahuauh!! Apesar de adorar ela, sou ciente das altas besteiras que eles falavam na época! Mas pega para lembrar das situações e não ficar bravo com as besteiras! Eu mesmo adoro essa revista pelo motivo do meu pai e por mais que falasssem algo do tipo: “COMPRE 3DO o MELHOR VIDEOGAME DE TODOS OS TEMPOS”, não ficaria puto não. Mas você me deu um boa sugestão quando fizer novas post sobre as revistas de fazer algo “groselhas” hahahahaha! Valeu Cadu!
[…] cenas mais legais da minha vida, com meu falecido pai (você pode conferir aqui no texto ” Querida Revistas de Games“). Aquela fase da mina e que você pode andar no carinho, ficou marcada na minha mente até […]
Por isso que eu gostei desse site! Só fala de coisas que também gostava (além dos videogames). As revistas foram algo sensacional em nossas vidas de gamers. Lembro das primeiras vezes que tive contato com elas. Foi no colégio. Sempre tinha aquele amigo mais descolado e com situação financeira melhor. Ele tinha um Phantom System , coisa nova, lançamento ; e levava suas revistas “Videogame” para o colégio. Acho que umas das primeiras que vi era com um detonado do The Simpsons: Bart vs. the Space Mutants. A revista Videogame era muito descolada mesmo, bem pra chamar a atenção das crianças e adolescentes da época! Bastante colorida, usava leves gírias e ainda tinha um bonequinho loirinho e de óculos que aparecia várias vezes fazendo coisas engraçadas relativas à matéria da página. Pesquisei agora…o nome dele era Lig ! Acho que teve até um concurso pra escolher o nome dele! Anos depois a Videogame mudou para um visual mais clean e deixou o Lig de lado. Ficou meio sem graça, em minha opinião.
Quando realmente iniciei minha coleção, comprei a Ação Games. Era outra cheia de cores e “efeitos especiais” feitos no computador (uau!). A primeira adquirida por mim foi uma edição especial sobre Mortal Kombat 2. Ela era maneiríssima! Levei pro colégio, todos queriam ler ela! Me senti muito descolado também. Pena que a levei pra casa de um colega da rua que tinha um Mega Drive e outros garotos da rua também iam pra jogar . Alguém tinha o Mk II…então minha revista foi abduzida…
Minha coleção (re)começou realmentea com a ed 76 com a “Avalanche de heróis” na capa. Era o lançamento dos jogos Death of Superman, Wolverine Adamantium Rage e Adventures of Batman e Robin.
Na mesma época comecei a comprar a SuperGamePower,no caso a ed 05 com o Raiden do MK II maneiríssimo na capa…mas essa também foi abduzida!
Então da mesma forma (re)iniciei minha coleção de SGP com a ed 12, que tinha Starfox 2 (ué) na capa. Ela ainda tinha fotos do vindouro Street Fighter The Movie (que gráficos!). A SGP era diferentona, de uma certa forma mais séria e com cara de ser mais profissional. Eles ainda publicavam matérias da Gamepro americana. Ela tinha mais páginas, quase 100! Era preview, jogos e detonados completos…era coisa à beça! Fiquei doido!!!
Sem contar a equipe com o Chefe, Marjoire Bros, Baby Betinho, Lord Matias , Marcelo Kamikase, o Akira e Agora (falava das erratas da ed anterior) e o Bill Games (fazia enquetes na seção de cartas).Eita…lembrei de quase todos agora, googleei só dois. Enfim…fiquei doido!!!
Uma coisa que eu achava muito legal nessas revistas eram as propagandas. Eram de controles, game genie, cartuchos, videogames…e as da Tectoy então??? Lembro de váarias páginas seguidas na Ação Games com uma propaganda do Multi mega CDX / 32x / e um sensor de movimento que não lembro o nome!!! Eu babava!!!
Comprei dois controles devido à essas propagandas…um Super Pro 3 pro meu Phantom System e um Aquapad pro meu Snes. Eram cheios de botões e turbos e slow motion (que era apenas um pause, no turbo) e mini manche e botões coloridos!!! Pena que um amigo imbecil pegou o aquapad pelo fio e rodopiou…parou de funcionar na mesma hora…
Também me amarrava nos brindes, eram chaveiros e pôsters. Tenho alguns até hoje, como o pôster de Cyberbots que é maior do que eu (não sou anão). Ah lembrei, a Ação Games vinha com fitas vhs com as animações de fatal Fury, Samurai Showdown , o filme Mortal Kombat e episódios do desenho do MK que saiu depois (ruuiiimmmm…).
De tarde, após o colégio eu gostava de peregrinar até o bairro vizinho para procurar as revistas em bancas maiores e que abriam na parte da tarde. O velho barrigudo da banca da minha rua fechava. Eu ia numa banca dentro da Sendas na Penha, era outro nível! Revistas de videogames, edições antigas, quadrinhos, cards…era enorme!
Então da ed 171 a Ação Games chegou ao fim. A SGP acabou na ed 90. Ambas lançaram mais algumas edições tempos depois, mas não comprei, nem vi na verdade. Só reparei hj ao pesquisar scans para esse comentário.
Juntando as edições mensais, especiais e as EGM’s que colecionei anos depois, devo ter tido umas 250 revistas.
Não as lia mais, e estavam jogadas em um cômodo ocupando espaço. Doei todas para o Museu do Videogame Itinerante, creio que cuidarão bem delas lá. Quem sabe no futuro façam um stand sobre elas.
Enfim caro Ivo, me empolguei e escrevi demais. Mas é pq me identifiquei com esse seu post, gostava muito de colecionar essas revistas. Foi uma época boa!
Ei quero botar um avatar/carinha/bonequinho aqui também. Como faz?
Abraço e até meu próximo comentário…
Fala Mario! Muito mais muito obrigado pelo seu comentário =) Adorei e bora lá comentar porque tem muita coisa aê boa de comentar.
A revista videogame era muito descolada mesmo, eu adorava ela, tive as primeiras e depois só voltei mais para frente da edição 40 em diante com a capa do DK, Fatal Fury 3 e quando começou aquela onda de posters. Eu tive o SUPER POST do Cyberbots cara, acredita que na minha cidade tinha um local de encontro de amigos de videogames, rpgs, hqs, animes e cia e doei meu poster para efeitar a parede? Acredita que tempos depois o local fechou e com isso limparam a parede e rasgaram esse poster meu =( Eu adorava esse poster! E não sei porque diabos eu fui doar ele ¬¬
A do MK2 seria esse aqui: http://4.bp.blogspot.com/-qV4xKpbIYRs/U9atUXXuHNI/AAAAAAAABsc/vrmatZ7K2Gk/s1600/Especial+MKII+-+01.jpg
Essa é clássica, mas não tive ele. Cara, eu sei bem como é isso de levar revista na escola hahahahaha XD Eu fazia isso sempre! Aquela época minha família tinha uma condição de $$ muito boa e então antes de entrar no colégio eu passava na banca cedinho e sempre olhava se tinha alguma revista nova de videogame, quando tinha eu comprova e levava para o colégio e mostrava para os amigos. E realmente nessa hora eu me senti o “descolado” da turma hahahaha XD
Sobre o LIG cara, se você tiver curiosidade a revista Warpzone ano passado fez um reportagem sobre o desenhista dele. E essa revista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dS0q0EPK3iQ Acho que ainda tem no site para vender.
Essa Warpzone tem revivido essas era de revistas de games, se você não conhece, dá uma olhada que acho que você vai se interessar.
A minha revista predileta é a SGP e disso não tenho dúvida, alias hoje postei sobre ela no blog ^^ Dá uma olhada depois! É sobre a edição Nº1 que foi onde comecei a me colecionar SGP. Eu tive uma bela coleção Mario, mas infelizmente porque algum motivo idiota meu da adolecência eu joguei tudo fora…. sim JOGUEI FORA! Pode me bater! Mas graças a deus eu descobri esse site de SCANS de revistas e recuperei a maior que tinha em SCANS. Para mim é até bom, porque não tenho espaço em casa para ter tanta revista como era no passado.
Também adorava esses brindes! Mas não tivesse essas edições com o desenho do Fatal Fury e Samurai Shadown, mas conhece e já vi esse animes milhares de vezes. Principalmente o Fatal Fury =) Amo esse anime!
Valeu pelo seu super comentário Mario e continue visitando o site! Aproveita quando puder dá uma lida lá na matéria de hoje sobre SGP =)
Grande Abraço! Ivo!
Pô, não podiam retirar o seu poster? Tinham que sair rasgando tudo?
Pô entendo você tê-las jogado fora. Quase fiz o mesmo! A gente cresce e não sobra espaço para essas coisas em casa!
Os animes de Fatal Fury passavam no programa U.S Mangá na extinta Tv Manchete aos sábados! Pra algumas coisas minha memória é tão boa…
Valeu!
Se por um lado temos as locadoras que envolvem lembranças, por outro, temos as bancas de revistas. Eu quase sempre comprava na mesma. Parte de minhas histórias se passam nelas. Comprava livros da Ediouro sobre artes marciais, sobre games, entre outros. Eu entrava na banca, pegava a revista e dava uma cheirada nela. Eu to falando sério Ivo kkkkkkkk a Veja, Isto É, Videogame, Ação Games etc… eu poderia reconhecer um revista só pelo cheiro da tinta.
Ótimo texto!
Cara, eu sei como isso do cheiro de revista nova ou livro novo ou até videogame novo! Hahahhaha! Eu também era assim acredite! Sensação era foda! Infelizmente a gente cresceu o mundo mudou (essa facilidade de ter tudo estragou muita coisa!) e coisas como essas ficaram para trás. Mas eu ainda sou guerreiro e vou em bancas e paro para sentir cheiro de revista nova ^^ boas coisas nunca devem morrer!