Outro dia estava jogando um pouco de Street Fighter 2 de Snes para matar a saudade e acabei me lembrando de uma história clássica e resolvi contar ela aqui no blog. Qual história é? “A lenda do final especial de Street Fighter 2″. Então bora lá para mais uma – Pequenas Histórias Gamers da Locadora Resident Ivo #2.
Onde surgiu a lenda?
Quem viveu no “boom” de SF2 nos fliperamas e consoles sabe o quanto de lendas existiam e surgiam sobre esse jogo e aposto que você já ouviu alguma delas. No meu caso eu ouvi várias como essas:
- Personagem secreto Sheng Long.
- Se ficar parado na árvore do estágio do Blanka por 90 segundos você vai para outro lugar.
- Se você der “perfect” em todos os “rounds” até o Bison e no último round der “draw” você habilita o pai do Ryu.
- Existia um comando que habilitava o “Hadouken” secreto do Ryu
- Que Ryu e Chun-Li eram irmãos
- Existia código de sangue em SF2
Quando comprei meu Snes em meados e 93/94 com nada menos que Street Fighter 2, nem ligava muito para essas coisas e só queria jogar ele o máximo possível. Tanto que todo dia jogava e minha meta era fechar o jogo com todos os personagens. Até que um dia saindo do colégio e indo para o ponto de ônibus para voltar para casa percebi dois garotos conversando sobre SF2 e fiquei atento a conversa deles:
Garoto 1: – Você já fez o final especial de SF2?
Garoto 2: – Final especial? Não sabia disso!
E nesse momento comecei a prestar mais atenção na conversa:
Garoto 1: – Sim! Se você terminar no último nível e sem perder rounds e não pegar continue vai aparecer um foto com todos os lutadores juntos.
Garoto 2: – Que demais! Eu queria fazer isso!

Chegando em Casa!
Eu fiquei incrédulo na hora! Eu já tinha ouvido falar de milhares de lendas absurdas sobre games, mas o garoto tinha falado com uma convicção tão grande que me fez acreditar. Eu peguei o busão na volta para casa e fiquei o tempo inteiro pensando naquilo – Será que é verdade? Final secreto? Vou tentar fazer ou não?
Nisso resolvi acreditar nessa lenda e tentar fazer o final secreto de SF2.
Fiquei meses tentando terminar o jogo no nível 8 que era o último e para quem jogou SF2 sabe o quanto era difícil. Primeiramente tentei com os personagens que mais jogava que eram o Ryu e Ken, mas era difícil demais quando chegava nos chefes finais e principalmente o Sagat que dava seu “Tiger Robocop” que tirava metade da barra e energia ou aquela maldita “tesoura” do Bison que simplesmente quebrava qualquer golpe seu, detonava sua barra de energia e ainda deixava você tonto.

Jogando com a Chun-Li!
Foi nisso que resolvi jogar com a Chun Li. Isso mesmo! Com a Chun Li! Nisso fui jogando com ela acabei inventando uma apelação com soco médio perto do adversário. Se você chegasse perto do adversário e usasse soco médio se o adversário defendesse era agarrado e se não defendesse o soco médio o acertava. Se fizesse isso corretamente não existia reação adversário em contra-atacar. Claroooo que tinha um porém!! Isso não funcionava com Sagat e Bison e o esquema era vencer na raça mesmo. E vou dizer que mesmo com essa apelação foi difícil vencer os dois, mas finalmente depois de muita insistência acabei conseguindo. Me lembro que nesse dia tinha um amigo meu do lado assistindo jogar e ele comemorou tanto quanto euzinho a vitória sobre Bison. Com isso eu fechei o jogo no nível 8 sem “continues” e incrivelmente sem perder nenhum “round“.

E para minha surpresa logo depois de ver o final da Chun Li um final especial apareceu. Era um final com uma música diferente SENSACIONAL, com o nomes dos produtores, a CPU jogando com ela mesma em vários cenários e ao final os dois lutadores fazendo suas poses de vitória. Foi uma cena mágica e uma conquista recompensadora que me deixou com os olhos arregalados e super feliz.

E a foto de todos lutadores juntos?
Até que surgiu uma pergunta na minha mente – E a foto com todos os lutadores juntos? Seria mentira dos garotos? Fiquei pensando nisso por um momento… até logo depois das cenas dos lutadores e nomes dos produtores a imagem apareceu. E foi ESPETACULAR! Algo que parecia uma lenda de dois garotos no ponto de ônibus se tornou REAL e a imagem de todos lutadores de SF2 estava ali para meu delírio. Isso ficou registrado na minha memória até o dias atuais. Segue abaixo o vídeo com o final especial e a foto de todos juntos =)
Bom é isso pessoal! Fica aqui mais uma pequena história minha no blog. Mas e você? Teve alguma lenda com SF2? Escreva aê nos comentários! Grande Abraço. Até a próxima! Ivo.
Oi Ivo!
Baita história, que legal que vc conseguiu isso na época! Uma pena que os videogames de hoje não fazem mais esse tipo de coisa, né? Dar um final especial pra quem se empenhou eu fazer algo difícil (e não ficou mais tempo jogando ou alguma coisa não tão desafiadora).
Eu lembro que quando soube fiquei instigado a fazer. Nem lembro como soube, mas lembro até hoje de ir na locadora que tinha perto da casa da minha avó e ficar jogando lá durante uma ou duas horas. Foi um fracasso total. E pior que nego deve ter parado ali do lado e rido muito da minha cara. Não que eu tenha visto, mas enfim. Sempre fui uma negação em jogos de luta e não tinha o SNES.
Que desesperador era o jogo só ter no SNES, cara… que desesperador! Eu vivia enfiado na casa de amigos só por causa desse jogo! haha
Quando saiu pro Mega fiquei feliz pacas!
Enfim, essa é outra história!
Muito bom o post, Ivo!
Abraços
Fala Cadu!
Eu sou uma negação em jogos de luta tb! E olha q eu tinha o SF2 na época.
Eu jogo games de luta, mas longe de ser qualquer coisa que não seja um jogador normal para baixo.
Eu sinto muita falta de jogos com finais especiais. Eu caçava jogos com isso.
Jogos de Snes tem vários com finais especiais viu! Se quiser passo a lista!
Tudo bem que alguns é apenas uma telinha com uma fotinha + mas pelo menos tem!
Eu me lembro que fiquei tão decepcionado com Mario 64 quando peguei 120 estrela e não tinha final diferente de quem fez 70 estrelas =(
Eu sei bem como é isso do SF2 só ter para SNES.
Meus amigos com Mega ficavam desesperados com isso e comprando revistas nas bancas em busca de quando ele seria lançado para Mega.
Me lembro disso como fosse hoje!
Valeu pelo comentário Cadu.
Grande Abrçao. Ivo.
Cara, que doidera! Pior que eu mando essa imagem com todos os lutadores e o “congratulations” no facebook como se fosse um parabéns nerd, e nunca me liguei de onde veio a imagem!
Hoje de manhã estava vendo um vídeo n o youtube sobre os roubos da “máquina” no Street Fighter 2 e lembrei do seu post! Eu tinha começado a comentar outro dia mas tive que parar no meio do caminho! Alías veja o vídeo dos roubos, achei muito bom https://www.youtube.com/watch?v=laUAgEUunsI
Esse vídeo me faz lembrar de seu post justamente por causa desses roubos que a máquina fazia , principalmente nas dificuldades mais altas. Eu tinha emprestado de um vizinho o Street Fighter 2 turbo, fiquei bastante tempo com ele. Era interessante que quando a gente mexia nas estrelas pra aumentar a velocidade do jogo a dificuldade aumentava junto…e muito! Cheguei a zerar na dificuldade 8 com a velocidade máxima, mas não lembro se zerei sem continues e nem se vi essa imagem do final secreto. Mas era muito roubo! O vídeo exemplifica muito bem como era.
Esse tipo de conquista trazia uma satisfação muito grande pra nós na época né? Desbloquear todos os personagens de um jogo ou abrir fases secretas para ver o final verdadeiro. Principalmente quando a gente deduzia sozinho o que fazer ou o que podia acontecer, sem ajuda de revista ou sem mesmo saber que aquilo era possível. A gente só seguia nosso instinto explorador gamer e ia futucando o jogo e descobrindo as coisas. Sinto falta disso hj em dia. Por isso que não curto platinar os jogos. Antigamente (ehh coisa de velho!) as conquistas nos brindavam com alguma coisa, um item especial, uma fase nova, etc. Hoje em dia não, a gente tem que fazer um monte de coisa pra platinar e muitas das vezes o requisito pra um troféu é um troço bizarro! Estava vendo os troféus de darksiders e tem um que vc tem andar tantos quilômetros com o cavalo do personagem! Vou ficar andando a esmo e não ganho nada em troca! Acho meio inútil, mas não critico quem platina. É sua conquista pessoal. Também sinto falta de outras coisas da época, cheat codes, passwords especiais e outras coisas que nos ajudavam a dar uma roubadinha no jogo ou usar algum item especial ou diferente. Se parar pra pensar essas coisas se tornaram os mods. Que coisa não? Isso daria um bom post heim! Relação da jogatina hoje e ontem. O que mudou? O que acabou? Os gamers casaram? Hoje a noite, no globo repórter!
Cara que comentário…comecei falando da sua conquista do Street e terminei filosofando sobre a atualidade gamística! Profundo. Ahahahah!
Aproveitando pra atualizações de minha jogatina: Terminei Darksiders 1 e voltei pro Bloodborne! Agora tô jogando a dlc Old Hunters no NG +. Eh bagulho difícil! No jogo normal já era difícil…no Ng+ tá brabo! Mas tô quase acabando! É que no meio da jogatina tem o trabalho e umas fraldas. É os gamers casaram…
Abração Ivo! Até o próximo post!
Fala Mario, valeu por ter comentado cara!
Você não sabia dessa foto? hahahahaha! Ele até apareceu em um álbum de figurinhas da Ação Games. Dúvdi que alguém lembre disso >.< vou postar foto aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1086334536-album-aco-games-superdicas-_JM
Lembra disso?
Essa vídeo é SENSACIONAL! Eu ficava revoltado ou sempre fiquei revoltado com essas apelações do SF no último nível. Mas não imaginava que o negócio assim de roubar frames e tudo mais. Esse da “foice” do Guile era o bagulho mais metiroso do universo pq ele nunca carregada e quando eu jogava tinha que carregar direitinho.
Eu fiquei anos e anos sempre me falando disso dos roubos de CPU do SF. Agora vi que não ficou só comigo essas coisas. Essa vídeo quebrou paradigmas para mim hahaha!
Isso da platina é bem chato mesmo. Era obrigação eles darem algumas coisas em troca por platinar o jogo. Eu faço por satisfação pessoal, mas algum tempo já parei com isso. Esse negócio de platina meio que virou algo de “mostrar quanto sou bonzão” na jogatina e meio que parei. Eu fiz uns aqui por questão de honra, mas parei. Alias só vou fazer em + 2 jogos aqui. Mario Kart e Mario Odyssey do Nintendo Swtich. Questão de história de infância esses.
Sinto uma falta absurda desses finais especiais. Tem jogos antigos que desbravo e tem final especial e só descobri com emuladores. Foi o caso do Batman Returns, DK3, Contra 3, Gex, Alexay, Fzero. A maioria dos jogos da Komani tem final especial ou algo diferente quando você termina no último nível. Pode conferir que a maioria tem.
Eu adoro isso! Ainda mais quando eu tinha o jogo e tinha que detonar tudo. Eu me lembro a frustação que foi quando terminei Mario 64 com 120 estrelas e não tinha nada diferente de quem terminou com 70. Foi muito frustante! E olha que eu vasculhei aquele jogo em busca de “coisas especiais” mas não tinha nada a não ser o Yoshi em cima do Castelo quando vc pega 120 estrelas.
Legal que vc tá detonando Bloodborne. EU tô agora no Mario Kart e Mario Odyssey. Dei uma parada em Ps4 a não ser no Call OF Duty que tava dando uns tirinhos =)
Bom, valeu novamente pelo comentário Mario.
Até a próxima.
Grande Abraço meu velho.
Que sensacional Ivo! Pqp!
Sabia da lenda, mas não sabia que vc tinha fechado nessa condição!
Parabéns irmão! Aquele ponto de ônibus tinha muitas histórias, diz aí! kkkk
Fala João! Se tinha cara! Nossa, tem muitaaa história!
Sempre passo ali lembro da dessa história hahahaha!
Valeu por comentar cara, grande abraço! Ivo.