E voltamos a segunda parte das histórias envolvendo as minhas locadoras prediletas, afinal todos nos tinhamos nossas locadoras prediletas. E caso tenha alguma predileta, não deixei de comentar aqui sobre as suas. Então vamos lá! Hora de falar sobre mais duas locadoras prediletas minhas!
GAME BUSTER ou GB
A famosa Game Buster ou GB, uma locadora pouco conhecida, mas que fez muito minha alegria. Era uma daquelas locadoras pequenas de bairro e só era descoberta por quem morava perto ou acabava por acaso (que foi que aconteceu comigo!). Ela ficava praticamente ao lado do prédio da minha vó (mãe da minha mãe!) e foi assim que a conheci, se localizava na ponta da praia na rua Egidio Martins. A entrada era uma portinha bem pequena em um conjunto de apartamentos e lojas comerciais (você pode ver na foto!), mas ao entrar era um lugar MUITO LEGAL.. Primeiramente porque o foco de locações ali era nessa ordem: SNES (muitos jogos!) NES (alguns jogos!) e MEGA (poucos jogos!). E para euzinho aqui, que era apreciador do melhor console de todos os tempos o SNES (choraaaa Seguistas!), era o paraíso na Terra. Na GB conheci vários jogos lendários como: Star Fox, Street Fighter Champion Edition, Aleste, Top Gear, Lethal Enforces, Batman Returns, Tartarugas Ninjas, Sonic Wings, Super Soccer Champ, Final Fight entre outros.
Os jogos para alugar ali eram tanto japoneses, piratas ou originais… não importava qual era cartucho e sim o que alugar. E aluguei muita coisa lá! O dono era um cara cabeludo no maior estilo “Metal” e que desenhava muito. Me lembro que ele fez um desenho gigante em um traço profissional com vários personagens de videogames reunidos, ficou incrível!! Ele colocou em uma moldura de quadro e deixou na parede da locadora. Por vezes ele também colocava uma pasta cheia de desenhos na prateleira da locadora e os clientes ficavam vendo os desenhos. O que ele mais desenhava eram personagens de Street Fighter. Do lado de fora nas paredes da locadora também tinha desenhos/grafites com personagens de jogos e o nome Locadora Game Buster.
”Os jogos para alugar ali eram tanto japoneses, piratas ou originais… não importava qual era cartucho e sim era alugar.“
Aos sábado ou domingos quando meus pais visitavam a minha vó e meu vô, acabava saindo do apartamento deles e ia nessa locadora, me lembro que na parte de trás tinha um quartinho e o dono e um amigo ficavam sempre jogando Street Fighter. Ficava impressionado como eles eram bons com o Zangiel (faziam o Pilão facilmente!), vamos ser sinceros, jogar com o Zangiel era uma tarefa praticamente memoravél na época.
GB foi uma locadora lendária na minha época, conheci muitas coisas ali… Me lembro que nunca consegui alugar o Street Fighter Champion Edition de SNES, essa época era a febre máxima e principalmente pela possibilidade de jogar com os chefes. Alias, diz a lenda que o cara ficou um mês seguido com Street Fighter Champion Edition alugada e depois nunca mais devolveu, será? Foi ali que conheci também um pseudo Street Fighter Maluco de SNES, que não era igual ao do fliperama (Street Fighter de Rodoviária), mas que era muito legal de jogar. O Dhalsim tinha uma rasteira que ia de uma tela a outra, Ryu dava Hadouken no ar e e outros bugs divertidos. Foi ali que também conheci o MEGA CD, sim o Mega Drive japonês CD. Em uma determinada época o dono colocou o console para os clientes jogarem uma hora (pagando! claro!). Vi vários jogos como: Final Fight CD, Sonic CD, Night Trap entre outros. Nem preciso dizer que achava mágico aquele “trambolho” da Sega, mesmo tendo uma Super Nintendo e amando ele.

Mas também tenho uma história triste sobre essa locadora…Teve uma época que eu queria muito alugar Lethal Enforces de SNES (aquele jogo da pistola!) e ia todos os dias na GB para ver se estava a disposição… e realmente fui várias e várias vezes! Cheguei ao ponto de ir duas vezes na locadora no mesmo dia. Resumindo… não consegui alugar, mas essa não é a história triste (pelo menos a principal!). Um sábado eu enchi meu pai para me levar na locadora de carro e saber se o jogo estava lá para alugar, meu pai nem queria ir, mas enchi tanto que ele resolveu me levar. Bom, saindo do estacionamento do prédio onde morava, o que acontece?? Um ônibus idiota bate na trasseira do carro do meu pai. Foi o maior prejuízo para meu velho… O busão quebrou todas as lâmpadas da parte traseira do carro. Me senti muito culpado esse dia por isso ter acontecido… afinal a probabilidade de alugar o jogo era quase nula. A decepção foi tanta que nem mais quis alugar esse jogo depois.

Apesar dessa história… a GB foi uma das minhas locadoras prediletas, aluguei muitos jogos ali. O final dela foi meio triste… Existiu uma época que a Policia Federal começou a fiscalizar as locadoras e apreender jogos piratas que elas deixam para alugavar. Então aquela grande quantidade de jogos de certas locadoras ficou pela metade devido a essa fiscalização e não foi diferente com a GB, que tinha vários e vários jogos piratas. Acredito que com isso o prejuízo foi imenso na locadora e ela começou a perder clientes e decretar seu fim, justamente por não ter quase nenhum jogo para alugar e seu amadorismo também (não no sentido negativo!). Não consigo me lembrar exatamente quando ela fechou as portas… mas não demorou muito depois dessa fiscalização. Até hoje o prédiozinho e as portas continuam lá, mas nunca mais abriram um negócio e virou moradia desde então.
Apesar de ser super simples a GB foi sem dúvida umas das locadoras mais importantes que passei… horas e horas olhando aquelas caixinhas para saber qual jogo alugar! Uma locadora que dúvido que alguém lembre hoje, mas que nunca vou esquecer.
VIRTUA GAMES A LOCADORA DOS FERASSSS!

Esse era o slogan da locadora predileta dos meus amigos gamers (amigos até hoje!), apesar de eles jamais admitirem isso. Era uma locadora que ficava na Alexandre Martins e o espaço dela no começo era menor que meu quarto de adolescente! Mas essa locadora tem muita história para contar, vamos lá!

A Virtua Games foi apresentada por dois grandes amigos meus e que jogam videogame comigo até hoje – os irmãos André e Alexandre. Eles moravam no prédio ao lado do meu e também eram super aficionados por jogos de SNES (eles tinham um SNES na época!). Engraçado que acabei conhecendo eles um pouco antes dessa locadora ser inaugurada, mas voltando… o Alexandre um dia veio me falar que tinha aberto uma locadora de games nova na Avenida Alexandre Martins e que tinha gostado e feito a ficha de inscrição… A locadora se chamava Virtua Games.
Ele perguntou se não gostaria de conhecer?! Claro que disse sim e lá fui em um pleno sábado conhece-la! Nos reunimos todos cedinho em frente o prédio e fomos todos de bicicleta até essa locadora (eu, André e o Alexandre!) e chegamos até ela. Bom, a locadora ficava bem escondida em um prédio comercial, sua entrada era por um corredor lateral estranho e ainda depois tinhamos que entrar em uma porta e subir 2 andares para chegar. Agora imagina a gente subindo com as bicicletas nas costas esses dois andares?! Foi assim sempre quando iamos alugar jogos nessa locadora. Me lembro que fizeram até um brincadeira com umas plaquinhas informando quantos passos você tinha que dar para chegar até a locadora subindo essas escadas.
Era uma locadora pequena mas com vários jogos de vários sistemas e dois vendedores bem antenados sobre o que estava rolando no cenário gamer. E posso dizer que isso foi uma das principais armas dessa locadora e para o sucesso dela (mais a frente conto o que ela virou!). Os dois vendedores eram assim: conversavam sobre games, faziam tudo para se envolver com seus clientes e tentavam ao máximo ser simpático com eles. Um eu não consigo lembrar o nome o outro é um figura “estranha-conhecida-maluca-bizarra” o “Fábio da Virtua” como é conhecido.
”Um eu não consigo lembrar o nome o outro é um figura “estranha-conhecida-maluca-bizarra” o “Fábio da Virtua” como é conhecido.“
Bom, no começo a locadora era assim, pequena e com todo o carisma que um local gamer podia ter. Ela tinha de posters, revistas, Tvs rolando jogos e tudo mais. E foi assim que fiquei sócio dela no dia que a conheci. Ali também conheci outro grande amigo que era conhecido do André e Alexandre… o Wagner. No final todos meus amigos de jogatina se conheceram ali – André Leal, André Cabeção, Alexandre, Wagner, Thiago e Christian e alugaram muitos jogos nessa locadora. Aproveitamos essa quantidade de pessoas e acabavamos alugando vários jogos em apenas uma ficha e assim podemos entregar em um prazo maior, essa era uma das promoções que a Virtua Games fazia muito. Ela também fazia promoções com refrigerantes, se você alugasse 2 ou mais jogo ganha um refrigente grátis… Kas Guaraná de preferência e amava esse refrigerente e principalmente o de acerola.

Outra tática da locadora para conseguir mais clientes era os campeonatos. Os famosos campeonatos da Virtua Games! Foram campeonatos de Street Fighter, Mortal Kombat 2, Super Star Soccer, Internation Super Star Soccer Deluxe, Street Fighter Zero, Killer Instinct e outros. Eu participei de dois campeonatos: o Super Star Soccer 1 e o Internation Super Star Soccer Deluxe. O primeiro me classiquei na fase de grupos e caí nas oitavas de final, mas já no ISSD cheguei na semi final e fui eliminado pelo campeão…. Me lembro de estar vencendo de 2×0 e ele virar o jogo! Nunca me esqueci disso! Mas ganhei várias partidas antes de ser eliminado e ainda fiz o gol mais rápido de todos os tempos hahahaha XD 3 segundos.
“Foram campeonatos de Street Fighter, Mortal Kombat 2, Super Star Soccer, Internation Super Star Soccer Deluxe, Street Fighter Zero, Killer Instinct e outros.“

Meus amigos André e Alexandre também jogaram os campeonatos como Street Fighter, Street Fighter Zero, ISS, ISSD e Killer Instinct. Me lembro de uma das cenas mais clássicas de campeonatos que vi foi em Killer Instinct… o Alexandre estava nesse campeonato e perdeu a luta contra um maluco lá… o bobão largou o controle para comemorar e esqueceu que em KI você mesmo perdendo, fica tonto no final (para tomar um combo ou fatality!), mas se apertar os botões rapidamente pode voltar a luta com um pequeno life. E não é que o bobão largou o controle e o Alexandre apertou os botões rapidamente e voltou a luta e venceu?! Todos na locadoras ficaram vibrando e surpresos com a vitória dele! Outra cena maluca foi que o André uma vez simplesmente derrubou a pratileira inteira de jogos de Sega CD com aquelas caixinhas de acrílico… Fez o maior estrago em tudo! Ele pagou por ter quebrado elas? Nadaaa! Não pagou 1 centvado… muito cara de pau hahahahaha XD

Joguei muito na locadora também com aquele esquema de uma hora. Joguei Playstation e NeoGeo CD e 3DO. Tanto que logo depois comprei meu 3DO… Sim eu tive um 3DO e comprei da própria Virtua Games. Uma das piores compras da minha vida! Alias você pode conferir toda a minha história do 3DO aqui. Até hoje fico zangado de me lembrar do Fábio da Virtua me mostrando aquele console ¬¬ mas por outro lado tenho que admitir que ver o pulo de gráficos do SNES para 3DO com: Need For Speed e Road Rash fazia qualquer pessoa daquela época sonhar em ter o console. E não foi diferente comigo! Essa época de transição do 16 bits para 32 bits foi sem dúvida uma das melhores épocas da locadora! Tinhamos para alugar jogos de Saturno, Playstation, 3DO, NeoGeoCD e cia. Época de Street Fighter Zero, Toshiden, Soul Calibur, Fatal Fury 3 e cia. Antes de surgir os piratas e acabar com tudo.

Essa locadora depois de um tempo acabou aumentando o espaço devido ao sucesso. Ao lado da locadora tinha um academia de Kung-Fu e o que separava elas era uma parede. A academia por questões financeiras fechou e a Virtua acabou pegando o espaço dela. A parede que separava elas foi quebrada e o espaço da locadora aumentou e esse espaço maior foi utilizado para Fliperamas e jogos de PC. Os fliperamas com os famosos King Of Fighters 96 e 97, Street Fighter de Rodoviária e os Metal´s Slug´s. Com o tempo colocaram também os fliperamas Kizuna Encounter (adoro jogos de Ninjas!) e Sonic Wings. E ao mesmo tempo dessa época de febre dos KOFs os jogos de PC estavam crescendo e a locadora começou a investir nisso. Ela colocou vários jogos de PC para locação como: The DIG, Star Wars, Full Throttle, Monkey Island e outros. Cheguei a alugar lá o Full Throttle para meu PC recém comprado – um Pentium 100mhz com 16 megas de memória.
Bom, como você pode ver a locadora só crescia e foi assim que de tanto crescer ela mudou de local. Acabou indo para outro lugar na própria avenida que ficava. Só que era um espaço melhor, maior e de fácil acesso. Essa época já não frenquentava tanto ela e as locações deixaram de exister para a compra de CDs Piratas e desbloqueios de console. Foi assim que nesse novo lugar a Virtua Games cresceu ainda mais e no final ela mudou mais um vez para outro lugar. Na mesma avenida e agora já também investindo em brinquedos para crianças e divulgação da TV (só fui 1 ou 2 vezes nesse local).
“Os fliperamas com os famosos King Of Fighters 96 e 97, Street Fighter de Rodoviária e os Metal´s Slug´s.“
E por último ela se mudou para outro lugar, mas agora totalmente diferente e inclusive no nome. A Virtua Game virtou Moove e agora com vendas de brinquedos, jogos originais, acessórios, bonecos, consoles e cia… Uma loja com 2 andares e bem estruturada. Diz a lenda que ela foi comprada por um jogador do Santos Futebol Clube e agora o Fábio é apenas o gerente dela e não mas o dono. O espaço é incrível e todo planejado… No chão existe um linha do tempo de consoles originais (protegido por um vidro) que vão desde o Atari até Playstation 2, além de bonecos de lego gigante, um Mario na entrada gigante e muito mais.

E assim foi o fim da Virtua Games ou melhor dizendo o começo da Moove. Para quem gosta de locadoras e viu uma locadora do tamanho de um quarto virar um loja de dois andares é algo que realmente fica difícil de esquecer… Ainda mais se você tem o sonho de abrir um negócio relacionado a games. A Virtua Games, aquela pequena mesmo, foi um lugar de encontros, histórias, locações, consoles, campeonatos, muita jogatina… mas o principal é que ali fiz grandes amigos que tenho até hoje e isso sem dúvida faz dela uma das locadoras mais inesquecivéis que tive a oportunidade de conhecer.
Mega Man ficou bravo que fechou a GB e vai atirar na porta só de raiva… que maldade!
Caramba, batida policial pra apreender jogos piratas? Eu me pergunto se eles sabiam identificar cartuchos originais de SNES. Até hj eu tenho dificuldade disso.
Putz, o maluco da Virtua é um baita figura, hein? kkkkkkkkkkk
Credo, eu não gostava do Cás Guaraná! kkkkkk
Legal que vc ganhou vários amigos de jogatina nas locadoras, devem ter várias histórias legais que ficam relembrando, aposto!
Aliás, a história do KI eu lembro de um Retrocast, hilário!
Muito bacana, tô curtindo a série de locadoras! Manda bala aí, Ivo! hehe!
Verdade Cadu! Eles sabiam quais eram os piratas! Não sei como, mas sabiam disso! Tanto que só sobrou nas prateleiras os originais! Com certeza alguém ensinou eles e sempre imaginei que era alguém ou dono de locadora que só deixava alugar jogos originais.
Fábio de Virtua é uma figura mesmo! Totalmente pirado!
Ele já tentou me vender um Xbox 360 Arcade falando que tinha mais gráficos que Xbox 360 normal! Olhei para dele assim O_o
Pode deixar que vou escrever mais Cadu! Ainda tem muito locadora!
Valeu por comentar!
Dahora kkkkkk.
Wagner que me levou na virtua pra jogar neogeo cd.
O Fábio era simpatico nessa época mas o wagner era o unico com grana logo viraram grandes amigos e sócios…. fabio fornecedor e wagner consumidor kkkkk.
Lembra que o wagner recebia ligações do fabio aos sabados de noite? Kkkkkkk
Tinham muitas outras locadoras ali perto de casa mas mal lembro os nomes… tinha a 1000 games. Talvez se ache algo no google sei la.
Wagner é amigo pessoal do Fábio até hoje! Ele só não quer falar para gente!
Aquele dia que ele ligou para casa foi lendário! Hahahhaha XD E não devemos esquecer dele jogando com Alex, Marquinhos e Fábio o KOF no Fliperama. Lamentável!
E verdade Mico, essa época ele era simpatico, mas por interesse total né?! Depois virou o que ele era!
Tinha sim! A 1000 Games tinha esquecido, nossa! Mas vou falar delas! Tem a Chromo VideoGames, Bros Games (que perto do prédio do Wagner), Bad Boy Games, World Games, Company Game… vixe! Tinha muita Coisa!
E você ganhou respeito por comentar! Vamos ver TEU AMIGO LIMPO WAGNER! Se ele vai comentar!
Valeu Micon!
Hahaha Altas histórias, tirando essa triste aí do teu pai ter sofrido esse prejuízo com o carro…
Os campeonatos nas locadoras eram geniais! Uma coisa que você disse acontecia na minha cidade também, os atendentes/donos de locadora eram parceiros, tentando te incluir no mundo dos games, sempre com muita malandragem, linguagem urbana e tal. Isso atraia a rapaziada.
Me chamou a atenção o Slogan da Virtua Games: A Locadora dos Feras!
Devem ter aprendido com a SEGA esse papo, por que isso é a cara da SEGA nos anos 90 e seu marketing mais adulto.
Rapaz essa do André derrubar uma prateleira inteira de sega cd me fez rir e lembrar que eu já fiz isso também. Eu fui pegar a caixa de um jaguar que estava na parte de cima do balcão de uma locadora aqui da minha cidade, só que a caixa tinha algumas coisas dentro e eu pensei que estava vazia, logo a caixa e outras caixas de consoles veio tudo ao chão, eu fiquei com aquela cara sem saber o que falar kkkkkkkk ainda bem que não quebrou nada mas o dono pediu para que eu ficasse longe das caixas… para sempre!
o lance dos originais eu acho que os policiais pediam as notas de compra dos jogos, logo qualquer jogo, mesmo original, que não tivesse nota fiscal de compra era considerado pirata. É um chute.
Ótimo texto Ivo, é sempre apaixonante lembrar das locadoras, e o legal é que independente do lugar deste Brasil imenso, nossas histórias são bem parecidas.
Rindo aqui Ulisses! Ainda mais porque você foi pegar a caixa de um “jaguar” hahahhaha XD Acho que isso foi algo “sobrenatural” hahahahaXD Nunca ninguém mexeu ou alugou algo do jaguar e o primeiro que alugar ou mexer na caixas… vai cair tudo no chão hahahahaha XD Mas ainda bem que não quebrou nada, no caso do André quebrou muita coisa! Não sei não Ulisses, dúvido que as locadoras tivessem nota dos jogos originais também, vale lembra que os originais também eram comprados no Paraguai. Eu realmente acredito que eles pegar pelo “olho mesmo”.
Feliz que esteja gostando das história Ulisses =) Em breve vai ter mais partes dessas histórias de locadoras.
E realmente é muito legal saber que mesmo em outros lugares as pessoas tiveram essas histórias nela, eu particulamente adoro ler sobre elas no blogs de games e cia.
Valeu por comentar Ulisses e um grande abraço meu velho!
Isso eu estou tentando colocar seu blog no conjunto de blogs do meu blog mas não acerto o endereço correto para atualização automática. Com os outros blogs eu apenas coloco o endereço e pronto, começa a funcionar, mas com o seu não.
Dá uma mensagem do blogger assim:
“não foi possível detectar um fed para este url”
eu usei o .com normal
Ivo. Se você souber qual endereço funciona no blogger posta aí embaixo pra mim ou me manda um email etc
Abração!
Eu tenho que corrigir isso, eu tenho esse problema na hora compartilhar algo no Facebook.
O endereço completo dele é esse aqui: https://locadoraresidentivo.000webhostapp.com
Deve ser por causa desse servidor de hospedagem que ocorre isso, mas tente esse endereço Ulisses, por favor.
Valeuuu!
Por enquanto esse endereço também não roda.
“Não foi possível detectar um feed para este URL. As postagens do Blog e a hora da atualização não serão exibidas. Adicionar URL mesmo assim?”
Mas valeu a tentativa Ivo!
Muito interessante o seu tópico. É importante que mantenha a qualidade do seu material, isso é raro no momento na net.
As vezes entro aqui para aprender mais. Até publiquei no pinterest e os meus
seguidores estão curtindo. Ótimo trabalho!
Obrigado Counter! Seja sempre bem vindo aqui para ler e comentar! Grande Abraço!
[…] em outros posts, essa época acabei conhecendo eles e com isso indo a Locadora Virtua Games (você pode ler sobre essa locadora aqui!) e conseguindo jogos emprestados. Bom, como não tinha como comprar jogos as locações e jogos […]