O COMEÇO

Locadoras de Videogame… Ahhhh! Quem nasceu na década de 80, 90 e final de 2000 conhece bem esses templos sagrados de videogames e filmes. Alugue duas fitas sexta e devolva segunda, alugue sábado e devolva segunda, alugue quatros jogos no sábado devolva quarta… não importava qual era a promoção, lá estávamos alugando jogos e filmes. As locadoras viraram um sucesso comercial nessa época. A maioria inicialmente apenas alugava filmes, mas logo depois se adaptou para jogos e com isso virou uma das opções comerciais mais lucrativas e que existia praticamente em qualquer bairro de qualquer cidade do Brasil. Foi assim na minha cidade, na sua cidade, no meu bairro e no seu bairro… Locadoras viraram uma febre entre todos que viviam aquela época. Além das locações, elas se tornaram o ponto de encontro de muitas pessoas, não somente para alugar, mas para jogar, conversar, criar amizades ou mesmo passar o tempo… Locadoras eram um local de diversão que nos deixa muita saudade!

Comigo não foi muito diferente… eu tinha uns 8 anos quando conheci a minha primeira locadora e nem foi exatamente para alugar jogos. Na verdade meu pai tinha comprado um videocassete, uma das primeiras versões vendidas, que por sinal vinha com um controle remoto com fio. Imagina um aparelho com controle remoto de fio?! Faz MUITO tempo MESMOOO!!! Depois que ele comprou o videocassete as locadoras viraram “um ritual todo fim de semana ” para alugar FILMES e logo depois para JOGOS.
São várias locadoras que conheci, algumas gostava por causa: dos amigos, das promoções, ficavam perto de onde morava, tinham jogos fáceis de alugar, eram bonitas… já outras não gostava porque eram longe, pequenas, sem graça, duraram pouco tempo. Claro que não vou citar todas que conheci aqui, porque não frenquentei ativamente algumas na verdade, mas posso dizer que das que lembro e frequentei ativamente sei cada detalhe ainda. E justamente por isso estou escrevendo, vou começar a contar “as históras das locadoras da minha ex-cidade Santos-SP” (no qual vive minha infância e adolecência) e não pense que só vou falar sobre elas propriamente, vou contar das histórias engraçadas e outras nem tanto, mas que vão trazer boas lembranças tanto para você como para mim.
”Imagina um aparelho com controle remoto de fio?! Faz MUITO tempo MESMOOO!!!”
Um detalhe a parte! Eu sempre sonhei em ter uma locadora de games ou melhor dizendo um lugar de encontro de gamers e cia. Claro que isso nunca se realizou até hoje, tanto pelo lado financeiro quanto ao meu rumo profissional. Assim como sei que hoje a dificuldade em ter um negócio como esse, com toda demanda online e cia… o torna quase impossível. Mas sempre pensei que se um dia eu tivesse muito bem de dinheiro a ponto de não me preocupar em querer gerar receita com ele $$$$, abriria algo assim e realizaria um dos meus grandes sonhos. Enquando isso não acontece (sonhar não custa nada!!) vou criando minha locadora aqui no meu blogzinho! Então venha alugar na Locadora Resident Ivo!!
LOCADORA CHAPLIN

A primeira locadora que tive contato se chamava Chaplin. Isso mesmo: – “Locadora Chaplin“. Era uma locadora com o desenho e logo do clássico e eterno Chaplin. Ela se localizava na Avenida Pedro Lessa, dois quarteirões da minha ex-casa (onde minha mãe ainda mora!). Essa época as locadoras começaram a nascer e a Chaplin foi uma das primeiras locadoras da cidade, tanto que no início ela só alugava filmes. Foi justamnte também o primeiro local que meu pai passou a alugar filmes. Me lembro que ali existiam estantes grudadas na parede com os encartes de filmes, no qual sempre ficava olhando a seção de terror hahahaha XD Eu tinha pavor de assistir filmes de terror, mas era mega curioso em ficar olhando aquelas capas de filmes estranhas e assustadoras. Nessa mesma seção existia um pôster na parede dos filmes “A Volta dos Mortos Vivos” e outro da “A Hora do Espanto” que tinha muito medooo >..<. A locação ali era bem cara $$$$ por sinal, mas essa era um época de “vacas gordas” em casa e meu pai nem ligava muito para isso (um dia chego nesse nível hahahaha XD)
” A primeira locadora que tive contato se chamava Chaplin. Isso mesmo: – “Locadora Chaplin “

Sobre jogos?! Como disse antes, ela só abriu locação de jogos alguns anos depois da sua inaguração. O jogo mais inesquecivél que aluguei nessa locadora foi na verdade alugado pela minha mãe. Nessa época eu tinha um Master System e o jogo alugado por ela foi nada menos que “Mônica no Castelo do Dragão“. E acredite?! Alugar esse jogo era difícil! Era um dos maiores lançamentos daquela época e um jogo que todas crianças queriam jogar. Me lembro que minha mãe veio e me fez uma surpresa falando: – Olha que aluguei para você! E lá estava o jogo e meus olhos brilhando (minha nem conhecia sobre videogames direito!). O jogo era fantástico, mas me frustava demais por ser super difícil! Eu só tinha 9 anos hein! Aquele jogo para uma criança de 9 anos era implacavél, mas era colorido, cheio de fases, cheio de personagens , jogabilidade boa, músicas clássicas e com a Tectoy (que amava!) e toda aquela aura que só a Mônica e sua turma trazem. Um dia vou tentar fechar ele com a mesma dedicação que tive em jogar a 25 anos atrás e não consegui. E se você teve a mesma dificuldade que a mina e não fechou!! Entra no detonado do blog da Tectoy e feche esse jogo: http://blogtectoy.com.br/monica-no-castelo-do-dragao-a-primeira-aventura-da-dentucinha-no-master-system/

A maiorias das experiências de jogos nessa locadora foi com o Master System, outro jogo que aluguei e me recordo bem era o Super Cross. Um jogo de Super Cross (Dawww! Óbvio!), muito divertido, desafiador, com compra de peças para sua moto (isso era MUITO legal na época!) e gráficos super maneiros. Adorava esse jogo e ficar pulando aquelas rampas, ao ponto de conseguir fecha-lo depois de inúmeras tentativas. A fase do penhasco sem dúvida era a mais difícil. A única coisa ruim desse jogo é que tinha apenas 10 fases. E se quiser conferir uma review sobre só acessar o site do Retroplayers e ler sobre essa pérola do : http://www.retroplayers.com.br/retroreview/retroreview-enduro-racer-super-cross-master-system/
” Nessa época eu tinha um Master System e o jogo alugado por ela foi nada menos que “Mônica no Castelo do Dragão…”
Infelizmente com o tempo e com novas locadoras aparecendo a Chaplin foi ficando de lado, algum tempo depois fechou, mas não por falta de clientes. Diz a lenda que a dona se separou do dono (o casal que trabalhava junto na locadora!) e com isso o negócio não pode mais seguir em frente. Uma pena mesmo! Aquela espaço já virou loja, brêcho e agora é se tornou uma imobiliária e uma clínica odontológica.
LOCADORA VIDEOMANIA

A famosa Videomania, essa foi uma das locadoras que mais frenquentei na minha vida, ficava na Alexandre Martins em Santos-Sp. Também foi uma locadora que inicialmente só alugava filmes e foi assim que a conheci, mas logo depois começou alugar jogos e praticamente aderiu isso com uma das suas principais atividades. Nessa época eu já tinha uns 10/11 anos e minha mãe já me deixava ir e voltar da locadora sozinho e até de bicicleta (minha mãe tinha muita confiava na gente e meu ex-bairro sempre foi um lugar traquilo!), para alugar e devolver as fitas. Então todos os sábados alugava algo lá com meus pais ou acaba indo sozinho. Nem preciso dizer que quando ia sozinho passava horas olhando aquelas prateleiras com vários jogos. Com o tempo a locadora ficou bem famosa na região e com isso a quantidade de sócios aumentou e as locações “novidades” ficaram bem difícieis de ter acesso (imagina 1 jogo ou filme para 5000 sócios?!) Eu me lembro sempre de ir cedinho no sábado para alugar algo, sempre antes dela abrir (ela costumava abrir umas 10hrs!), sempre lá no sábado às 9:30hrs e mesmo assim já tinham pessoas esperando. Aluguei vários clássicos para Master System como Double Dragon (antes de comprar o cartucho!), Olympic Gold, Shinobi, Motocross, Chase HQ e entre outros. Mas o que mais me marcou aqui foi a época do Super Nintendo, meu console predileto. Aluguei MUITOS e MUITOS jogos aqui e inclusive os piratas que tinha nessa locadora (nessa época a pirataria corria solta!). Clássicos como: Peace Keepers, Rock Roll Racing, Road Runner’s Death Valley Rally, Super Street Fighter e outros.

Eu tenho algumas histórias bem legais nessa locadora. Uma vez acabei chegando de tarde, em um sábado, era umas 16:00hrs e qualquer pessoa dessa época já sabia que se chegasse nesse horário sabia que a possibilidade de encontrar algo era ZERO, NULA, NENHUMA, mas eu era insistente e fui assim mesmo. Chegando lá me deparei com nenhum jogo para locação (até os ruins tinham alugado!) para minha tristeza… até que a moça da locadora viu minha cara de tristeza e disse que tinha chegado um jogo novo na locadora pelos correios e ela iria cadastrar e montar a caixinha dele e me deixaria alugar… Fiquei super feliz! E claro que não iria perder essa oportunidade. Com isso falei para ela que ficaria ali esperando…
“… uma vez acabei chegando de tarde, em um sábado, era umas 16:00hrs e qualquer pessoa dessa época já sabia que se chegasse nesse horário sabia que a possibilidade de encontrar algo era ZERO, NULA, NENHUMA… “
Bom, foram horas lá dentro até ela fazer isso (justamente porque ela tinha que atender os clientes também!) e quando quase tava indo embora (já estava escuro lá fora!) ela me entregou o jogo e era nada menos que ClayFighter de SNES. Muitos vão dizer que não valeu a espera, mas até que eu gostei dele e achava super divertido jogar, não foi a melhor locação, mas valeu a pena. Outra game clássico que aluguei ali foi Goof Troop de SNES. Aluguei achando que era jogo de Golf hahaha! Mas para minha grata surpresa foi um dos melhores jogos cooperativos de SNES que joguei. Vale lembrar que ela sempre tinha todos jogos lançamentos algumas semanas depois e isso fazia as locações ainda mais disputadas pela galera.

Tempos depois a Videomania também começou a disponibilizar consoles para jogar com tempo marcado. Tinha uma sala lá em cima que tinha quatro TVs com quatro Super Nintendo´s ligados para jogar. A maioria era com Street Fighter que era a sensação do momento. Engraçado que a dona deixava um relógio com cronômetro em cima das TVs marcando o tempo e quando ele acabasse um alarme fazia o barulho informando. Só que tinha um porém…. ela ficava lá embaixo e toda criançada que ficava jogando sozinha ali mexia nesse relógio, colocando seu tempo para trás e assim ficando mais tempo jogando. Então ao invés de jogarem 1 hora por exemplo, ficavam 2 horas jogando e assim por diante. Olha, eu joguei na hora certinha (sim, eu era aquele menino certinho!), mas o pessoal nas outras TVs do meu lado faziam isso direto e nunca vi a dona reclamar sobre isso ou pelo menos ver alguém fazendo.
” Engraçado que a dona deixava um relógio com cronômetro em cima das TVs marcando o tempo e quando ele acabasse um alarme fazia o barulho informando….”

Videomania fechou suas as portas em 2014. Isso mesmo! Em 2014! Foram mais de 20 anos aberta e fazendo locações. Foi a última locadora que sobreviveu depois do fim da “Era das Locadoras”. Sempre me perguntei como ela se sustentava todos esses anos, me lembro que locação de jogos ela parou a mais de 15 anos atrás. Dize a lenda que ela conseguiu clientes fiés de filmes, senhoras e senhores de idade que gostavam/gostam de ir até o local e olhar as prateleiras, conversar sobre filmes e no final aluga-los (eu não sou velho, mas me vejo assim hoje hahahahaha XD) Clientes que mantiveram a cultura de alugar até mesmo nos tempos de hoje com fácil acesso de filmes em lojas, internet e netflix da vida. O que no final me faz pensar que essa socialização está cada dia mais sumindo com as facilidades da Internet e cia. A Videomania realmente foi uma locadora espetacular cheia de jogos e filmes e deve ser um local que os donos devem ter tido muito orgulho de ter.

Bom pessoal, essa foram as duas locadoras iniciais que comentei aqui. São locadoras que marcaram minha vida, mas ainda não são as minhas prediletas. Acredito que na parte 2 ou 3 deva aparecer elas… então fique no aguardo. E se você leu tudo até aqui! Muito obrigado por acompanhar a leitura e não deixe de comentar e falar sobre suas locadoras prediletas e suas histórias nos comentários. Grande Abraço. Ivo.
Que fase! Melhor época para se jogar fora de casa, locadoras era muito fodas! Eu preferia uma locadora pra jogar do que um fliperama nessa época.
Como meu pai trabalhava do lado de uma locadora e eu ia quase que diariamente trabalhar com meu pai a partir dos 8 anos, eu sempre estava presente nessa locadora. Jogava de tudo, pouco tempo pra jogar, pois não tinha dinheiro, sempre ganhava umas moedas e corria pra locadora.
Lá o rapaz controlava as horas em um relógio que ficava na parede pra todos verem. Eu sempre, SEMPRE, torcia pro cara esquecer e vez por outra ele fingia que esquecia e meus 10 minutos viravam meia hora ou mais. Tempo bom!
Tempos maravilhosos! Saudade! Em breve vou continuar a saga das locadoras e vai vir as minhas prediletas ^^ Essas tem muitas histórias para comentar. E jamais vou esquecer aquela história que vai “acabar energia” que você contou hahahaha XD eu ri muito com ela.
Valeu pelo comentário Viso!
Antes de começar a falar de locadoras, teve um ponto que vc falou que me chamou a atenção. É sobre sonhar com um ponto de encontro de gamers. Bem, pra isso acho que a Internet tem servido bem de quebra galho. Eu digo quebra galho pq não é a mesma coisa que encontrar pessoalmente e jogar, discutindo durante a jogatina. Mas, ao mesmo tempo, tem a vantagem de podermos falar com quem tá longe. O maior motivador pra criar meu blog foi justamente isso, falar as coisas que penso e esperar os comentários pra poder trocar ideia. Adorava ver isso acontecendo em sites que tinha bastante interação, como o Gagá Games e o próprio Retroplayers. Pena que isso se perdeu…
Legal de vc ter aberto sua locadora é que surgiu mais um espaço pra tentar fortalecer a comunidade de novo! Vejo que vc tem o mesmo propósito que o meu, eu apoio isso com todas as minhas forças!
Enfim, comentário e desabafo feito, vamos lá!
Primeiro de tudo: eu adorei as montagens das locadoras! hahahaha! Eu deveria fazer uma dessas com a locadora “marromeno” que eu alugava quando criança.
Segundo de tudo: adorei as histórias também! Pô, legal que vc visitou bastante. Comigo foi diferente, tive mais contato com uma que não tinha muitos jogos. Eu morava em uma região meio afastada, era raro meus pais se empolgarem a ir longe pra alugar filmes. E era péssimo para eu ir sozinho ainda criança. Então meu contato maior com “comunidade” de jogadores em locadora era mais perto da minha avó, que era relativamente perto de casa (mesmo bairro), mas eu só ia na locadora para jogar quando visitava minha avó. E a locadora perto de casa não tinha consoles pra jogar, só aluguel pra levar pra casa mesmo.
Pô, deu vontade de contar minhas histórias com locadora. Agora entendo pq vc sempre quis gravar um cast sobre histórias de locadoras com o pessoal do RP, vc deve ter muita história mesmo, com tantas locadoras visitadas. Com direito até a esperar por jogo que acabara de chegar na locadora pelos Correios, épico demais! Vou acompanhar a série, gostei!
Muito bom o post!
Então Cadu! Esse é um super sonho meu! Um dia gostaria de muito de abrir um local para galera se encontrar, jogar, se divetir e sem se preocupar com dinheiro (que sempre acaba fechando esse lugares!). A internet é muito bom nesse aspecto em reunir pessoas e conversar, mas nada substitui o sentimento de ver todo mundo junto, jogando e conversando e isso FALTA MUITO HOJE em dia. E APOIO 100% e você comentar das locadoras e tudo mais que você frenquentava, mesmo sendo poucas. Uma das vantagens de morar em Santos-SP é que tudo é próximo Cadu e de fácil acesso, por isso conheci tantas locadoras, nisso a cidade é fantástica. E acompanhe mesmo! Tem mais locadoras e histórias para contar. Valeu Cadu!
Cara, outro dia com mais tempo farei um belo comment nesse post, mas preciso compartilhar rapidinho uma bizonhice que o dono de uma locadora me contou. Antigamente era o vhs que tínhamos que rebobinar pra devolver, senão pagava multa.
Na época que o DVD ficou mais popular , um cliente elogiou a qualidade do vídeo e tal. Mas reclamou que o dvd demorou pra rebobinar…o dvd…caaara!!! Tipo, ele deixou o filme andando pra trás com imagem??? Não entendi até hj…
Cara que loucura! Hahahaha XD Rebobinar DVD? Eu tenho quase certeza que ele deve ter apertado botão voltar do DVD (com esse simbolo >> ) e acho que estava rebobinando o DVD hahahahahaXD Ainda mais pq você coloca a velocidade né?! 2x, 3x e cia. Tenho quase certeza que ele pensou que isso era rebobinar.
[…] caso você queira saber mais sobre essas locadoras, você pode visitar as matéria aqui das “Queridas Locadoras” que conto um pouco sobre elas e as minhas locações. Mas voltando, depois de ter visto Star […]