Quem não tem histórias gamers para contar? Engraçadas, tristes, aventureiras, sombrias, misteriosas? Eu adoro essas histórias mais que propriamente falar sobre games em si. E por isso resolvi abrir um espaço aqui no blog para contar essas histórias antigas que envolvem esse mundo gamer. Hoje por sinal estava mexendo nas minhas caixas de games e peguei dois jogos para tirar umas fotinhas e postar no meu instagram (se não conhece entra lá: https://www.instagram.com/resident.ivo ) e me lembrei de umas das histórias mais antigas da minha vida gamer. Hoje vou contar a história! Bora lá!
A TROCA DE JOGOS DE MASTER SYSTEM
Eu tinha uns 9 anos quando meus pais me compraram um Master System com o jogo chamado – Super Futebol. Ele foi o meu primeiro jogo deste console e apesar de ser o primeiro era um joguinho chatinho pakas. Depois de algumas jogadas você já enjoava (mesmo sendo de futebol!). Mas claro que jamais iria dizer para meus pais isso né!? Eles tinham me dado o Master System (videogame caro pakas!) então o melhor que tinha a fazer era deixar ele ali de lado e ainda mais quando você via jogos como: Alex Kidd in Miracle World, Vigilante, Black Belt, Jogos de Verão e tantos outros nas locadoras. Se falasse que jogo era ruim… ficava imaginando eles falando:
– Então devolve o Master System e o jogo!
Até que um dia em minha idas e vinda pela rua, onde morava, estava conversando com amigos e encontrei um garoto que também tinha Master System e o jogo Shinobi. Se você queria ser o “centro das atenções” ou se “enturmar” naquela época… era só falar que você tinha Master System, mas se você queria ser o “maioral” era só falar que você tinha Master System com Shinobi. Shinobi era o jogo que toda criança daquela época queria ter justamente por tratar de ninjas. Qual criança dos anos 80 e 90 não amava ninjas?!
Quando o garoto falou que tinha esse jogo todos ficaram a sua volta. E ele perguntou: – Qual jogo você tem Ivo?
E eu? Meio encabulado e envergonhado e falei: – Super Futebol. É galera! Quando falei isso senti um riso em quase em todas as crianças a minha volta! Acho que elas sabiam que “Super Futebol” era um jogo ruim.
Eu já tinha alugado Shinobi na locadora algumas vezes e jogado com meu irmão. Eu amei o jogo! Foi o primeiro jogo de ninja que joguei na vida. Mas o jogo era absurdamente caro, era o triplo de joguinhos simples como Super Futebol e era impossível pedir para meus pais comprarem. E o pior que o jogo era difícil e terminar e terminar alugando era mais impossível ainda. Resumindo… ter Shinobi era um sonho distante!
Mas sabe o aconteceu? Do anda o garoto dono do Shinobi me para e pergunta:– Você quer trocar seu Super Futebol por Shinobi? Eu fiquei assustado! Eu nem sabia que responder! E ainda demorei para dizer: SIM! Sim, podem me xingar por ter demorado a responder, mas eu era o mais novo da rua e “inocentão” e achava que ele estava me zoando, mas era tudo verdade e no final falei: – SIMMMMMMMMMMM!
É galera! Posso dizer que essa troca é como trocar um FUSCA por uma FERRARI, uma PEDRA por um DIAMANTE, trocar PAPEL HIGIÊNICO por DÓLARES. Me lembro que os garotos envolta ainda tentaram persuadi-lo, mas ele queria a troca de qualquer jeito. Então a troca foi feita e logo em seguida falei: – Trocou não tem mais volta hein! E a troca foi feita e lá fui euzinho para casa com o maior sorriso do mundo no rosto e indo jogar SHINOBI.

Joguei o fim de semana inteiro Shinobi. Feliz! Alegre! Pulando como um ninja! E até que a semana chegou e como todo garoto eu tinha que ir para escola e deixar seu videogame de lado. Na semana meus pais não deixam jogar videogame, prioridade era o estudo e isso foi negociado quando eles me deram o Master System. Então o esquema era espera o próximo fim de semana sair voando para jogar Master System.

Sábado chegou! Abri minha caixa com Master System, instalei ele na TV e estava mega ansioso para jogar SHINOBI e quando abro a minha caixa de jogos (caixa de sapato que guardava os jogos!) não achava ele. Olhei em todos os lugares do meu quarto, casa, cozinha, olhei nos vãos da TV para ver se ele tinha caído lá, olhei até no banheiro e nada. Onde estava meu SHINOBI? Até que resolvei perguntar para minha mãe:
– Mãe! Você viu meu Shinobi?!
E ela incrivelmente me responde:
– Ahh! O “joguinho” de Master System? Um garoto bateu na porta outro dia e pediu o jogo dele de volta e DEVOLVI! E aqui tá seu Super Futebol.
Minha reação na hora foi essa!

Eu fiquei tão furioso! Tão furioso! Que nem sabia que dizer para minha mãe! Só sei muito bravo com ela! Muitoooo! Mas no final ela é mãe né!? Gente perdoa e continua amando! Te amo Bia! Ainda tentei encontrar o garoto, mas simplesmente ele sumiu do planeta Terra. Nunca mais ninguém viu ele! JURO! Nem na rua, nem em lugar nenhum! Ele sumiu igual um NINJA mesmo! Resultado é que fiquei sem o SHINOBI. Uma troca ninja que acabou sumindo do mesmo jeito Ninja.
Bom galera! Essa é uma das histórias malucas da minha vida gamer. Anos depois eu consegui os cartuchos do Super Futebol e Shinobi de Master System e eles agora estão bem guardados e a 7 chaves contra qualquer ser que tente pega-los ou troca-los.

Então é isso galera! Se você história malucas! Escreva aê nos comentários!
Fico por aqui! Até a próxima! Grande Abraço. Ivo.
Grande Ivo, como vc está!
Coincidentemente meu primeiro jogo que “comprei” pro meu Phantom System também era de futebol! Olha só que coisa! O Phantom tinha vindo com Super Mario Bros 1 , que virei de ponta à cabeça, ae pedi um jogo novo pro meu pai. Não lembro se já contei aqui, mas fui com meu pai no Ponto Frio lá da Penha. Ele ficou no carro, mandou eu escolher o jogo e voltar pra pegar o dinheiro. Sendo que eu ainda não manjava nada de jogos, nessa época creio que só tinha foleado umas revistas de videogame de amigos no colégio. Então o jovem Marinho (bom nas fases da água…heim heim…kkk) escolheu o jogo pela capa! Ah as capas dos jogos dos anos 80/90 ! Sabemos como eram enganação. Agora, por quê em meio a prováveis cartuchos com monstros e outras coisas na capa, porquê escolhi um com um jogador de futebol? Ou uma bola? Não me lembro das capas que vi, nem dos jogos. Mas penso hj e acho que foi meio ilógico. Também não lembro se tinha jogos melhores, porém mais caros e portanto meu pai não queria comprar. Pode ser.
Enfim, ao chegar em casa a sensação foi a mesma. Enjoei do jogo em pouco tempo. Eu estava lá com a maior cara feia, tentando entender os controles ( e que controles!) e perdendo, e meu pai aparece na janela perguntando “GOSTOU?” , e eu com um sorriso forçado “hum hum”…mas tava bolaado!
Que controles complicados! Lembro bem! O A chutava e o B tocava, sendo que ao chutar com A , tinha que segurar o B pra controlar a bola no ar. E sem a bola o A dava rasteira e o B trocava de jogador!!! Imagina aprender isso tudo? O cérebro do pequeno Marinho fritou até conseguir coordenar isso tudo. E sabe o melhor? Acabei de achar o manual do jogo em inglês!!! http://www.thegameisafootarcade.com/wp-content/uploads/2017/02/Goal-Game-Manual.pdf
Mas após tanta luta pra aprender a jogar, eu acabei aprendendo também a gostar do jogo. Assim que dominei os comandos eu passei a jogar direto! E ainda jogava direto com um dos amigos do colégio. Eu ia na casa dele, ele ia na minha, ás vezes a gente trocava emprestado o meu Goal pelo Tartarugas Ninja Arcade Game (Ah que jogo!).
Passei por umas roubadas tb. Acho que o tio rico apareceu e me deu uns trocados, aí Eu comprei de um amigo dois cartuchos: Super Pitfall e Street Fighter 3 piratex de nintendinho 60 pinos. O Legal era que eu não tinha o adaptador. Minha mãe ainda foi na casa dele falar com o pai dele reclamando que me vendeu um cartucho “faltando um pedaço” hueheuhue…ah nossos pais, foi o maior mico mas não deu em nada. Sorte que aquele amigo que jogava Goal comigo tinha o adaptador, ele me emprestou aí pude jogar MEU jogo! Mas pra piorar fiz amizade com um moleque de má índole. Marinho inocente, querendo fazer amigos e trocar cartuchos, sabe como é. Acho que cheguei a pegar com ele Megaman 3 e Joe & Mac ou algum outro com homem das cavernas e dinossauros. Mas ele ficou vidrado no street fighter 3! Um belo dia ele me devolveu o cartucho e ao chegar em casa não funcionava de jeito nenhum! Quando abri o cartucho ele tinha trocado o chip, ou no caso a placa do jogo que acho que é o correto mas a gente falava chip né? Voltei lá, reclamei, mas ele fingiu demência. Ah e misteriosamente ele tinha acabado de “comprar” um Street Fighter 3 tb…acho que foi umas das primeiras vezes que senti ódio, me senti otário e tal. Não sou ligado nesse lance de signos, mas esse é o maior exemplo do rancor que cancerianos têm. Sinto um negócio lá no fundo sempre que lembro disso! E se eu ver ele hoje e ainda tocar no assunto com aquela cara sonsa, eu juro que dou um Super Combo nele! Faço logo dois C pra frente com soco…heuheuheu.
Ah tem outra! Na era snes uma “amiga” pegou meu Donkey Kong 3 emprestado e não devolveu mais! Não lembro qual era a desculpa, se perdeu, sei lá! Agora anos depois num churrasco de um amigo ela veio admitir que ficou com o cartucho mesmo, prendeu, pq não queria devolver o jogo pq tinha gostado muito!!! CARAI!!!!! Tá escrito otário na minha testa, não está?
Mas cara tirando esses trastes que passaram pela minha vida, a troca de cartuchos sempre foi sadia. Trocas “emprestadas” né, nada definitivo como seu Shinobi, supostamente rs. Mas joguei muita coisa assim! Ás vezes nem eram trocas, só emprestávamos mesmo e pronto, com os de mais confiança né. No Phantom consegui jogar Ghostbusters, Tartarugas Arcade game, Micromachines, Formula 1 (o primeiro jogo de corrida que joguei onde passava marcha, isso era sensacional!), Predador, Contra, Mario Bros 1 e 2, Double Dragon, aqueles cartuchos com uns 30 jogos dos mais simples tipo Ice Climber e Donkey Kong, fora um monte que não lembro.
No Snes tb troquei/emprestei vários jogos, mas numa escala menor. Mas por serem jogos mais longos, o empréstimo era mais duradouro. Acho que emprestei algum Donkey Kong por Super Metroid. Joguei muito, descobri quase tudo no jogo, faltou alguma coisa que deixou meu jogo com 95 ou 98 %, até hj não sei o que era, acho que mísseis. Super Mario World 1 e 2, International Super Star Soccer. Não consigo me lembrar de mais nada. Nessa época eu já era sócio de uma locadora, então quase não rolava essas trocas.
É isso aí Ivo. Incrível como nós old gamers sofremos coisas parecidas, não? Sejam boas ou ruins. Certas coisas não saem da memória (principalmente os golpes dos “amigos” malandros..ÓDIO).
Mudando de assunto, comprei o Horizon Chase Turbo. Muito bom e nostálgico. Pena que só tem o multiplayer local! Mas tô lá correndo contra sua sombra! Já quebrei uns poucos records seus (meme: Olha só a audácia…) heuheuehu. Mas não foi proposital, é que tem hora que cismo de tentar ficar em primeiro em todas as corridas pra desbloquear carros. Eu tento deixar pra depois, com outro carro e mais melhorias…MAS EU QUERO OS CARROS AGORA! Esse me dá até vontade de tentar platinar, pq assim como em jogos antigos em que ele se inspirou, cada parada que a gente faz desbloqueia algo, dá uma melhoria e etc! É disso que sinto falta! Não quero troféu pq peguei todas as magias em Dark Souls se não tô focado em magia e se não dá nada em troca! Me entende? Pra mim todo trabalho em um jogo tem que nos agraciar com um brinde. Tipo pegar todas as Moedas DK pra ver o Final verdadeiro!
Parceiro, é sempre uma satisfação ver um post seu! Já no aguardo do próximo!
Abração!
Fala Mario! Pow cara! Que coincidiêmcia seu primeiro jogo ser de Futebol também, mas ese jogo aê é complcado de mais noss ¬¬ o Super Futebol era 1 botão de toque e 1 de chute e pronto. Mas messmo asim era um joguinho chatinho que só e valia só pelo hinos das seleções que tocavam.
Essa piada do “Marinho” foi sacana demais >.< mas eu tenho um com nome tb! Meu nome é o único que é possível deixar nos recordes de games... 3 letras hahahhaha! E eu era 1 que alugava cartuchos pela capa! E isso pegou mais ainda no SNES. No Master System eu ainda consegui ler atrás pq era em português as caixas (Tectoy), mas o de SNEs em inglês e japonês era impossível. Antes do Master System eu tive o Nintendinho, mas era do meu irmão e joguei vários jogos nele. Inclusive o Tartarugas Ninjas 2 que amava (O Arcade). Joguei muito esse jogo e ele tinha uma dica que se apertasse SELECT a barra da vida enchia hahahahaha! Fechei o jogo assim! Agora essa história do mlk que tirou o CHIP (sim eu falo CHIP até hoje!) do cartucho... q FDP! E depois fez cara de todo. Olha! EU era muito inocente e me lembro que uma vez (não é com jogos) levei um dos bonecos que mais amava quando era crinaça - o Ninja Branco do Comandos em Ação. E um bela hora ele sumiu da minha mochila e eu achei que tinha perdido... anos depois me toquei que tinha roubado de mim (quando fiquei mais velho) pq tempos depois ouve algo do tipo com outra pessoa e todas mochilas foram revistadas. Eu fico puto comigo até hoje por causa disso pq amava aquele boneco. Mas no seu caso eu ficaria puto até hoje! Nego assim eu não tenho perdão não! Alias essa amiga na churrascada que falou que ficou com teu jogo! Mesmo sendo hoje eu ficaria puto com ela! Iria esculaxar >.< desculpe! Mas eu sou mó contra essas coisas de pegar os outros. Eu nunca troquei cartucho mais depois disso Mario. Nem na época de Master System e nem hoje para te falar a verdade (acho q hoje é mais por oportunidade!). Emprestae eu empresto com carinho, mas espero que pessoa tenha o mesmo carinho que tenho com o jogo. Sempre digo isso! Eu tenho maior carinho com jogos e talz! Não que seja maluco, mas sempre cuidei de tudo direitinho. Poxa que legal q vc tá jogando Horizon Chase! Bom saber que tá batendo os recordes! Eu parei pq ninguém se envolveu com o jogo na verdade.E olha q fiz maior campanha para galera jogar (como venho fazendo a muito tempo em vários jogos) e bater recordes, mas ninguém se interessou blawwww! E nem tinha desculpa do jogo ser caro pq tava 40 reais. Fiz a mesma coisa agora com Team Sonic Racing de todos jogarem junto, mas ninguém se interessou tb BLAWWW! Aê parei com isso e resolvi euzinho curtir, mas fico feliz em ver que tá jogando e batendo os recordes vou lá jogar depois. E abra todos os carros sim, vale a pena! E platinar tb! É um Belo desafio platinar esse jogo. Uma pena ele não ter um Versus Online, esse é o maior pecado dessa jogo. Uma pena mesmo! Valeu por sempre comentar Mario! Valeu mesmo! E qualquer coisa só mandar mensagem! Grande Abraço! Ivo.
Oi Ivo, quer trocar seu Shinobi por Flintstones? Jogaço! Melhor do Master! haha
Quer dizer que o senhor tentou driblar seu amigo como um verdadeiro super futebolista e o plano não deu certo pq ele recuperou o jogo e suniu sorrateiramente como um ninja?
Faz sentido.
Isso me lembra quando emprestei Mortal Konbat do Mega Drive pra um cara e ele me emprestou Golden Axe 3 de volta. Roubaram a casa dele (ou pelo menos foi o que ele disse) e eu tive que ficar com o cazzo do terceiro axé dourado. Ainda bem que não tivemos lutas de espadas até a morte por causa dos jogos. Pior que depois algum “amigo” pegou emprestado pra sempre este jogo, junto com alguns outros. Dureza, né?
Mas enfim, história cômica. Embora eu já conhecesse! 🙂
Decepção maior só o final do Shinobi… Kkkkkkk
Abraço!
Fala Cadu! Eu já tinha te contado essa história né?!
Realmente o cara sumiu como um “ninja” e até hoje me pergunto que era esse cara?!
Minhas próximas histórias vão ser de jogos emprestados!
Então se prepare hahahahaha! Tem cada coisa q nunca mais voltou =(
Alias tem meu Mortal Kombat no meio! Sim, igual a você pelo jeito hahahaha!
Valeu por comentar Cadu!
Abração! Ivo.