Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Outro dia estava passeando por alguns blogs retrogamers e acabei parando no blog do meu amigo Gamer Caduco e acabei me deparando com o seu texto do “Desafio Megaman” que ele estava fazendo. Ele começou a jogar todos os Megaman’s, partindo do primeiro até o último e descrevendo sua jogatina. Eu adoro essas coisas e acho que sou um dos últimos seres do planeta que leem e compartilham comentários sobre essas coisas. Gostei tanto disso que acabei me desafiando em jogar todos Megaman’s e fecha-los. O que quanto tempo isso vai demorar? Só deus sabe! Então hoje vou comentar aqui minha experiência jogando Megaman 1 e fechando ele só na “Buster“. Já aviso que o negócio aqui vai ser rápido! Sei que muita gente ou 99,9% não gostam de ler essas descrições de jogatina! Então fiz o mais breve possível para deixar registrado tudinho aqui! Então bora lã!
Primeira vez que joguei Megaman
Antes de começar a falar da minha maratona com Megaman 1, queria comentar um pouco das minhas primeiras experiências em Megaman quando era mais novo. O meu primeiro contato com Megaman foi no meu NES (ou melhor falando no NES do meu irmão!). Eu me lembro muita pouca coisa dessa época, mas meu irmão tinha alugado Megaman 3 e ele achou super difícil de jogar e como ele tinha mais habilidade nos controles, acabou jogando mais e euzinho só ficava assistindo. A fase que ele jogou foi justamente a do Snakeman e ele quase o derrotou, faltando um pouquinho de vida para vence-lo. Com isso ele acabou com raiva desistindo de jogar Megaman 3 e deixou o controle na minha mão. Lá fui jogar o game e sequer cheguei no chefe (minha habilidades ainda eram primárias nessa época!) e também acabei desistindo com o tempo.
Com isso acabamos criando uma “atmosfera” de que qualquer jogo do Megaman era “mega-difícil” e somente melhores jogadores o fechavam. Tenho que admitir que isso era muito bom… ficava um “mito” no ar e histórias que provavelmente eram mentiras como: “Um amigo do amigo fechou todos Megaman!“. Gente sentava em rodas de conversas e ficava imaginando a pessoa jogando e detonando Megaman e intitulando ele – “O MELHOR JOGADOR DO MUNDO” e isso era fantástico… sua imaginação de criança ia longe com isso. E ainda aumentava quando você via em revistas os desenhos do Megaman, detonados e tudo mais. Com isso tudo acabei criando um carinho com Megaman, mesmo não jogando quase nenhuma versão além do Megaman 3 de Nes naquela época.
O tempo passou e só voltei a jogar Megaman no Snes e exatamente o Megaman 7. Um amigo meu tinha o jogo em japonês e me emprestou e ali realmente me desafiei a fechar pela primeira vez um jogo do Megaman. Admito que foi um dos jogos mais espetaculares de SNES que joguei na época. Ralei muto, mas detonei o jogo de “cabo a rabo” fazendo tudo nele e inclusive achando “coisas secretas“. Eu fiquei muito feliz em fecha-lo, mas no final ficou uma sensação de “será que tem mais coisas nesses jogo” de “querer algo mais nele“. Foi incrível! E poucos jogos me fazem isso nos dias de hoje, alias faz muito tempo que não fazem isso! E ali Megaman 7 se tornou o meu predileto de todos os Megaman’s e meu carinho com o personagem cresceu ainda mais. Curti tanto esse Megaman 7 que falava que gostava mais dessa versão que a versão Megaman X. Obviamente era detonando por todos que ouviam dizer isso hahahahaha XD.
E só depois de muitooooooooss anos comecei a jogar o Megaman de NES no próprio NES que ganhei da minha esposa. Fechei do 1 ao 6, mas utilizando sempre as armas adequadas para cada chefe.
Começando a Maratona com Custman
Começando Megaman 1 com Custman e a escolha foi aleatória (lembrando que estou jogando na coletânea Megaman Legacy de Ps4!). Na verdade comecei por meus robôs vilões prediletos. Eu adoro o Cutsman, Bomberman e principalmente o Gutsman. Desde aquela época que passava o desenho do Megaman na SBT adorava eles. Eu tive um pouco de dificuldade no começo em estar enferrujado” em jogos do Megaman, mas fui indo e até me saí bem. O bom que antes de enfrentar o Cutsman tem uma salinha que você pode ficar matando inimigos, enchendo sua energia e pegando vidas. Sempre faço isso quando chego nele.
Bomberman
Agora era a vez do Bomberman. Aqui ja não era tão difícil porque já tinha me habituado com a jogatina do Megaman. E vamos ser sinceros… ele não é tão difícil assim e acredito que seja até o mais fácil do jogo. Você tem que só ficar vendo a distância quando ele joga as bombas e desviar delas. A parte difícil da fase é justamente depois daquelas “navinhas bombas” que você sobe uma escada grande e se depara com aquele inimigo que solta tiros em 3 direções (cima, direita e esquerda) e tem que pular nas plataformas e avançar. Se ele te acertar na plataforma… você é empurrado para trás e jogado nos espinhos. Mas depois que você passa essa parte é molezinha!
Gustman
E agora o meu “robô vilão” predileto dos Megaman´s que é o burrão do Gustman hahahaha XD Eu adoro ele! Sério mesmo! Foi outro chefe que não tive muita dificuldade em matar. Só acertar ele sempre e evitar que te jogue as pedras que tiram muita energia se acertar. Já na fase a dificuldade fica em pular aquela plataforma inicial, mas o segredo é não pular da primeira para segunda e por fim na terceira… é pular da primeira para terceira direto, mas tem quem ter o “time” certo para não errar e depois disso é tudo de boa.
Elecman
Esse é um dos chefes mais chatos do jogo. Eu não consegui achar um padrão nos ataques dele e principalmente quando ele fica pulando que nem um louco. Sem contar que aquele tiro elétrico dele tira muita energia. Ralei muitoooooo para derrotar somente na “Buster“. A fase também é bem difícil e principalmente nas partes do tiros elétricos que você tem que subir as escadinhas. Por fim essa fase não tem um corredor antes do Elecman para recuperar vidas ou energia como nos outros chefes. Resumindo! ESSE FOI DIFÍCIL de matar!
Iceman
A palavra da vez aqui é “PRECISÃO“. Quer vencer o ICEMAN? Você vai ter que usar total precisão nos pulos quando ele atira. Esse foi outro chefe difícil de vencer! As fases também não deixam por menos! Junte: PULOS+NEVE+ESCORREGADIO+PLATAFORMAS = MORTE. Aquela parte que você tem que pular nas plataformas voadoras ou nas que desaparecem é um teste de paciência para qualquer jogador.
Fireman
E o último do chefões é o Fireman. Esse não é tão difícil e a mesma coisa com a fase. Só ter um pouco de paciência em algumas partes que você tem que pular os pilares de fogo e de resto é tudo molezinha.
Yellow Devil
Aqui realmente é o desafio do jogo! Eu passei dias tentando matar ele somente na “BUSTER“. Depois de muito treino, suor e raiva… eu venci ele! Vencer ele com a arma do Elecman não é tão penoso, mas agora vencer ele somente na “Buster” é outra história. Mas foi MEGA (trocadilho!) recompensador vence-lo. Me senti “o jogador” das rodas de amigos nos anos 90 – “Olha ele terminou todos Megaman´s!!“. Lanço esse desafio a todos que amam Megaman.
Bubble Machine + Clone + Dr. Willy
Depois de derrotar o Yellow Devil somente na “Buster” me senti o máximo! Nada podia mais me deter e me sentia o menino campeão das revistas de videogame dos anos 90. Matar a Bubbtle Machine, clone do Megaman e finalmente o Dr. Willy não era mais desafio digno. Passei eles tranquilamente e digo que se você matar o Yellow Devil só na “Buster” o resto vai parecer jardim de infância.
Conclusão
Foi super desafiador jogar Megaman 1 somente na “Buster”. Passei alguns momentos de” RAIVA PURA”, mas valeu a pena. Mas decidi que só irei jogar esse game na “Buster”… eu ainda sinto mais prazer em jogar Megaman normalmente usando as armas que você ganha. Se eu tivesse mais tempo com certeza jogaria sempre assim, mas essa vida de adulto sem tempo para quase nada, não nos deixa outra opção a não ser aproveitar jogos como Megaman da melhor forma possível e mais tranquilamente. Mas de resto Megaman ainda SIM é um jogo maravilhoso e que vale a pena jogar e se divertir! Obrigado por quem leu até aqui!
Até a próxima pessoal!
Super Abraço.
Ivo.
Graaande Ivo! estava na espera de um post seu!
Megaman é um clássico, realmente muito bom e difícil. Acho que o primeiro que joguei foi o 3 no meu Phantom System, era o 3 que tinha uma manha de apertar select no menu que energia enxia? Devo ter jogado só um dia e nem sei de onde ele saiu…nem considero essa jogada…
Depois só o Megaman 7 no Snes. Nessa época ele tinha acabado de sair e tinha detonado na Super Game Power. Lembro dos amigos do colégio falando dos jogos do Megaman, aí quando fui jogar o 7 me senti como? Clássico, difícil, prova de fogo, status e etc. Achei que esse jogo tinha uma dificuldade média pra difícil. Lógico que nos últimos estágios a coisa pegava! Acho que só zerei quando aluguei pela segunda ou terceira vez.
Depois parti pra série do Megaman X, mas não lembro a ordem que joguei. Mas acho que o que mais joguei foi o 3. Todos com uma ótima trilha sonora que ouço até hj uns cover na guitarra. Aliás ouça esse do Armored Armadillo, não me lembrava que a música era tão foda: https://www.youtube.com/watch?v=B9b9jkmU8N4.
O sofrimento começou ano passado quando cismei de jogar as versões de Nes emuladas no meu Wii. Que irritante, que injusto que é Megaman 1! Talvez se eu tivesse jogado na época eu teria paciência e jogaria na moral. Hoje não tenho essa paciência não. Admito ter jogado utilizando save state. Eu não tinha paciência pra morrer lá pro final da fase e depois ter que voltar tudo. E essa joça nem tinha os passwordds ainda!!! Mas um dia volto a jogar ele decentemente.
Ah, e o que foi aquele Megaman Powered up pra Psp????? O jogo ficou super fácil! Ridículo! A parte das plataformas do Gutsman ficou bizarra de fácil e ridícula…descaracterizou o negócio…O Yellow Devil então…olha depois…
Quando joguei o Megaman 2, rapaz…que diferença gritante na dificuldade!!! Nota-se na hora. Muito mais fácil! Lógico…comparando com o 1.
Depois joguei o 3, mas parei quando os robôs do primeiro jogo aparecem.
O desenho do Sbt era legalzinho, umas das primeiras adaptações pra tv juntamente com o Street Fighter Victory. Mas achava meio bobo, infantil. Não tinha umas lutas legais e tal. A abertura era maneiríssima!!!! “Ele é ferro e fogo…MEGAMAAAN!!! Ele é puro açoooo MEGAMAAAAAAAN!!” HHEUHEHEUH!!! Eu gostava mais do Street Fighter Victory, ouço o tema do hadouken até hj. Mas certas vezes , trocando de canal de bobeira vi o Megaman x e o Sigma nesse desenho do Sbt. Não entendi nada na hora! Bateu até um interesse!
Pô, sensacional essa capa da Videogame que tu colocou na matéria. Me amarrava quando usavam uma arte oficial do jogo. Achava bizonho quando era desenhado, não gostava.
Nada como um bom e difícil jogo pra nos sentirmos “O Cara”. Estou firme e forte no Bloodborne, nem to jogando nenhum outro que baixei.
Ivo, grande abraço!!!! Até o próximo post!
Fala Mario! Poxa cara, só tenho que te agradecer po um comentário super legal como esse! Obrigado mesmo! Megaman é clássico né cara? E eu não sabia disso do select para encher o life =) Caramba! E você me fez lembra um das lembranças mais antigas que tenho de games por causa desse SELECT cara. Meu irmão alugava muito Tartaruga Ninja 2 (aquele de Beat N Up) de NES. Era um jogo FODASTICO, mas muito difícil! Ele jogava, jogava e não chegava no final… até um dia que ele apertou SELECT sem querer e descobriu que enchia o ENERGIA fazendo isso hahahaha XD Foi alegria total dele e jogou até fechar! Depois ele me disse essa dica e sempre alugar esse jogo (umas 20 vezes) e fechava ele assim! Era muito legal!
Megaman 7 é o meu predileto disparado! È uma dificuldade gostosa que vai evoluindo e com uma exploração super divertida! Adoro esse jogo até hoje e sempre quando posso jogo ele! Os X eu só fui fechar mesmo depois de velho, não curtia (implicancia minha com o jogo), mas depois vi que ele era super maneiro.
Shows essa guitarra! Tu sabe né Mario que tem jogos agora de SNES com trilha sonora em qualidade CD que se chama MSU-1 e inclusive os jogos tem essa versões guitarras… inclusive o Megaman X. Depois olha esse vídeo! https://www.youtube.com/watch?v=nZ2Se5e0d7o
Esse Megaman 1 é injusto mesmo, tem q ter MUITA PACIÊNCIA para jogar ele e fechar. Naquela época não tinha facilidade nenhuma hahahaha XD Por isso os jogadores de antigamente são mais fortes em todos os sentidos dos que os de hoje. Agora esse Megaman de PSP foi um dos maiores LIXOS que encontrei nos últimos tempos, não conhecia te juro e acabei caindo em um vídeo no Youtube nele…. meu deus!
Eu adorava o desenho da SBT! Eu achava infantilizado tb, vou te admitir mas no fundo eu gostava >.< Eu comprei até um VHS dele uma vez no supermercado! Eu vi na época junto com Street Fighter Victory que AMAVA de legal =) Ele é PURO AÇÔOOO MEGAMANNNN! EU lembro da música até hoje se tu quer saber! Cara eu não vi esse episódio do Megaman X acredita? Só anos depois que acabei vendo! Eu perdi esse episódio na época! Mario! Me adiciona lá na PSN cara! Tu tá com o ps4 né? Adiciona lá meu velho! Ivo Ornelas. Eu to jogando aquele HOrizon Chase que é o sucessor espiritual de TOP GEAR! Muito maneiro jogar ele! Se puder jogue! Se você curtia TOP GEAR vai amar esse jogo! Mario, novamente obrigado pelo comentário cara! As vezes acho que meu blog aqui é um monológo hahaha, mas aê vem um comentário igua ao teu e deixa gente contente. Grande Abrçao meu velho! Ivo.
Pô cara , monólogo nunca será! Tô sempre por aqui perturbando e procurando post novo.
Tô só no aguardo do post do Chrono Trigger que tá de primeiro na sua prateleira do snes aí na arte do site!!!
Faaaaaaala nobre Ivo… Estive sumido aqui dos blogs por motivos de força maior, é quando volto me deparo com um belo post sobre o Mega Man original. Vou separar um tempo para ver os vídeos. Excelente registro de jogatina, parabéns! Você então agora é a lenda das conversas de recreio… daqueles que zeraram Mega Man. 🙂
Muito bom! Abraços
Fala Lucas meu velho! Tava sumido hein cara! Que bom que tá de volta! Cara, tava jogando hoje Space Harrier hahahaha XD Acredita?
Depois de ler no teu blog tava devendo essa jogatina! Valeu por comentar cara! Agora posso dizer que virei o GAROTO DA RODA DE RECREIO hahahaha!
Mas Megaman é tudo de bom mesmo ^^ adoro! Grande Abraço Lucas e não suma cara!
Cacilda Ivo, realmente parei de receber notificações via RSS/Feeds e via WordPress também de quando vc posta coisas novas, só fui ver que vc postou algo novo pq recebi pingback desse texto com link pro meu blog… preciso descolar um jeito de ser avisado quando vc posta… rs
Bom, sobre o post…
Primeira coisa que penso, antes de ler: preciso descrever a minha experiência com o primeiro Mega Man, só postei vídeos! hahaha
Legal sua história com a franquia, apesar que eu meio que já sabia. Mas gostei de ler e relembrar. E de saber que o 7 tem coisas secretas escondidas (apesar que anteriores também possuem coisas do gênero). Esse eu vou tentar tratar com carinho, embora eu não tenha curtido muito na primeira vez que tentei jogar.
Vc falou bem sobre as fases e chefes, a fase do Ice Man dá trabalho, o Elec Man é uma praga e a plataforma inicial da fase do Gutsman é sim um porre, já me fez desistir de jogar o jogo algumas vezes… kkkkk
Vencer o Melecão Amarelo na Buster é coisa pra quem tá de bem com a vida, pq se vc estiver bravo com algo, provavelmente vai ser preso fazendo besteira na rua ou vai tentar o suicídio! Credo, que trágico… huahuahuahuauhauh
Parabéns pela façanha! XD
Vai fundo com a Buster em todos os jogos, vai te trazer diversão pura e vai te fazer sacar várias coisas sobre o design sensacional de todos os games, quais são mais difíceis, etc.
Valeu Ivo!