Fala galera! Tô de volta e desta vez sobre um joguinho que foi uma grata surpresa. Hoje estou aqui para falar de 198X. Bora lá!

Tempos atrás surgiu um trailer de um game em um grupo de amigos que participo no Whatsapp. Com isso acabei me deparando com 198x. No início pensei que era apenas um Beat ’em Up como os clássicos Final Fight e Street Of Rage, mas no final acabei sendo enganado.

Na verdade o jogo começa como um Beat ’em Up bonitão e com tudo que remete aos clássicos desse gênero: boa jogabilidade, inimigos clássicos como punks, fortões bombados, malucas com facas, frangos no chão, cabines de telefone para socar e tudo mais.

Mas ao terminar o final da primeira fase desse Beat ’em Up inicia-se uma narração da protagonista (chamada de “Kid“) falando sobre sua vida antes, quando vivia em fliperamas, locadoras, amigos de jogatina, super-heróis, games e mais games e depois sobre a sua vida de adulto (como se sente agora!) no bairro onde mora chamado “Suburbia“.

Em uma rua vazia onde na entrada existe um letreiro em neon piscante é que se passa a nossa história. Um mundo com vários mundos, várias pessoas/tribos, um local que não era para crianças, mas que reunia elas e tantos outros. Lembrou de algo? Certeza! Estamos falando de um fliperama que fez a minha e alegria de muitos gamers no passado.

Aqui Kid joga 5 tipos de jogos. Todos os jogos são muitos bem feitos e remetem de algum modo a infância de quem cresceu com com videogames nos anos 80-90. Esse jogos são:


Beating Heart: Beat ’em Up citado no começo do texto.
The RunAway: Jogo de corrida clássico ao melhor estilo Top Gear.
Out of the Void: Um Shoot ‘Em Up clássico ou como chamávamos: “Jogo de Navinha“.
Shadowplay: Side Scroller de ninja, ao estilo de ação e plataforma como os clássicos Ninja Gaiden e Shinobi.
Killscreen: Um RPG bem antigo com labirintos ao estilo Phantasy Star de Master System.

A intenção do jogo não é só jogar esses jogos citados acima, mas intercalar com a narração de Kid, comentando sobre sua infância jogando games, assistindo desenhos, indo com o pai na locadora, jogando com amigos vários games… como tudo era naquela época e infelizmente se perdeu com o tempo.

É nessas narrações que acabamos nos envolvendo com o game. O que Kid fala acaba remetendo as nossas lembranças e principalmente nós que vivemos e crescemos nos anos 80-90 com videogames. Posso dizer que me envolvi mais nisso que propriamente jogando os games.

O único problema nesse jogo é a duração. Ele é curtinho e dura de 1h à 1h30 de jogatina. Eu queria muito mais quando terminei ele =(

Sinceramente se você é fã e viveu os anos 80 e 90 de videogames é
uma jogatina obrigatória. Ele vai fazer você relembrar com carinho suas lembranças de gamer na infância.

198X foi criado pela Hi-Bit Studios e financiado via KickStarter, Torço muito para que exista continuação. 198x está disponível para todas plataformas e inclusive PC.

Bom! Fico por aqui pessoal e até a próxima!
Grande Abraço! Ivo.